Saiba como praticar esportes na terceira idade

By

Praticar esportes na terceira idade é algo que vem crescendo com o decorrer do tempo, por isso a Centrape reuniu diversas informações para você que quer se tornar um atleta.

No Brasil, segundo Estatuto do Idoso (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013), toda pessoa com 60 anos ou mais é considerada como idoso.

Entretanto, é incerto dizer que idosos são inaptos à prática de esportes, segundo o PNAD 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizado pelo IBGE, cerca de 9,2 milhões de idosos praticaram esporte ou atividade física no Brasil.

Por que a prática de esportes é importante?

Praticar esportes na terceira idade é importante para que o corpo funcione de forma equilibrada.

Ao se exercitar o corpo melhora a circulação e oxigenação das células, retardando ou até se livrando das dores que se adquire com o processo de envelhecimento.

Sem contar com o ganho de cálcio na prática de exercícios, que pode prevenir doenças como Osteoporose ou até mesmo Depressão, onde o convívio com outras pessoas pode auxiliar a socialização do idoso, fazendo com que ele adquira novos amigos ou então achar companheiros para a vida amorosa.

Quais esportes são indicados para o público da terceira idade?

Existe uma gama de esportes, adaptados ou não, que o público da terceira idade pode praticar, que vão de atletismo à esportes de alta performance como futebol, voleibol, entre outros.

A caminhada é um dos exercícios mais praticados pelos idosos, sendo uma atividade aeróbica, ela ajuda na estruturação e condicionamento físico do nosso corpo, aumentando a disposição para as tarefas do dia-a-dia.

Porém, para o público que prefere praticar esportes na terceira idade de forma competitiva, existe a opção de esportes mais acirrados, como o voleibol adaptado ou o futebol master ou master alfa para idosos acima de 50 ou 60 anos respectivamente.

Como eu faço para me inscrever?

A inscrição é bem simples, basta apenas procurar um centro de treinamento ou até mesmo algumas academias que tenham um projeto social que colabore com a iniciativa de praticar esportes na terceira idade.

A própria Prefeitura de algumas cidades promovem algumas atividades físicas entre os atletas da terceira idade, podendo até mesmo promover alguns campeonatos que englobam o Brasil.

Quais cuidados eu devo tomar?

Se você quer começar a praticar alguma atividade física, recomenda-se que procure um médico especializado para instruí-lo e orientá-lo na escolha do exercício e na frequência. Sendo assim, procure uma atividade que você goste e se adeque tanto ao seu bolso quanto às suas condições físicas.

Para saber mais sobre quais precauções você deve tomar antes de escolher uma atividade física clique aqui.

 

Quer ficar por dentro de mais dicas como esta?

Acesse nosso Blog: http://bit.ly/blogcentrape e saiba mais sobre a Centrape e seus benefícios 😉

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:

http://maturidade-centrape.com.br

www.facebook.com/observatoriomaturidade

You may also like