70% dos idosos possuem doenças crônicas!

By

Doenças crônicas são complicadas e terríveis, ainda mais em idosos. Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, afirmou que 70% dos idosos brasileiros sofrem de pelo menos uma doença crônica. Os diagnósticos mais frequentes são, hipertensão, dores na coluna, artrite, depressão e diabetes. Entenda um pouco mais sobre essas enfermidades em nosso post!

Afinal, o que são doenças crônicas?

Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.

Entre as principais estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).

Como evitar doenças crônicas?

A maioria das doenças crônicas podem ser evitadas, a não ser aquelas adquiridas de forma hereditária. O segredo para preservar-se é manter um estilo de vida saudável. É necessário possuir hábitos que beneficiem nosso corpo, como exercícios físicos, boa alimentação envolvendo frutas e legumes e obviamente e largar o cigarro.

Mesmo aqueles já diagnosticados com algum tipo de doença crônica, muitas vezes o bom estilo de vida, ajuda a controlar os sintomas e assim não se agravará tanto e até mesmo prolongará a vida.

O que mais causa esses problemas crônicos?

O uso abusivo de álcool, a obesidade, os níveis elevados do colesterol, tabagismo, má alimentação e o sedentarismo estão entre os grandes vilões e são eles que provocam doenças crônica nesses indivíduos. O IBGE também concluiu que de 10 brasileiros, quatro morrem por causa dessas doenças.

O estudo também revelou que 75,3% dos idosos dependem apenas do serviço de Sistema Único de Saúde (SUS), e que 83,1% fizeram, pelo menos, uma consulta médica no último ano, considerando também a rede privada.

O que essa pesquisa significa?

A pesquisa traz dados, alertando a necessidade de antecipar e traçar políticas públicas voltadas aos idosos. Avalia-se que a saúde é responsabilidade de todos: educação, mobilidade, saneamento, oportunidade de morar em residência digna.

Quem fez essa pesquisa?

Esses dados assustadores fazem parte do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi), pesquisa muito importante que busca de compreender o perfil da população mais velha, à medida que o país vai envelhecendo.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like