Acidentes-na-terceira-idade-Cuidados-necessários

Acidentes na terceira idade: Cuidados necessários

By

Viver na terceira idade de maneira saudável e feliz depende de vários fatores. Uma das grandes preocupações nesta fase da vida está nos acidentes envolvendo quedas e fraturas. De acordo com o médico Daniel Vitiello Wink, estima-se que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofram com as quedas e, de vinte idosos que sofreram tombos, pelo menos um terá alguma fratura.

Motivos de acidentes

O médico explica que as causas são diversas. Dificuldade de visão, distúrbios de marcha, fatores ambientais, fraqueza ou distúrbios do equilíbrio. Tontura ou vertigem, alteração postural/hipotensão ortostática, lesão do Sistema Nervoso Central, desmaio, entre outras.

Consequências dos acidentes

Daniel comenta que a preocupação é que estes acidentes podem levar a consequências graves, como fraturas do fêmur. “Elas necessitam de tratamento cirúrgico e estão associadas a outros problemas, como infecções respiratórias, urinárias e o risco de desenvolver trombose e embolia”, reforça Wink.

Como evitar os acidentes

Para evitar situações de risco como essas, é importante que o idoso conviva em um ambiente seguro e acessível. Atitudes simples como optar por pisos antiderrapantes, evitar tapetes soltos e utilizar barras de apoio em banheiros e escadas podem auxiliar neste processo. Mais do que a dor física, o trauma da queda também costuma gerar o medo de cair novamente.

Quando o idoso passa a ter esse medo, ele restringe atividades dentro e fora de casa causando, muitas vezes, isolamento social e depressão. Nestes casos, o apoio da família torna-se essencial. Combater o sedentarismo, incentivar a alimentação saudável e criar possibilidades que favoreçam os vínculos podem ser grandes aliados na busca pela manutenção da qualidade de vida.

 Afaste o sedentarismo

As atividades físicas ajudam a prevenir doenças. Porém, a avaliação e o acompanhamento de um educador físico tornam-se fundamentais. “Os exercícios de forma regular, próprios para idade, com orientação ou realizados em grupos, envolvendo alongamentos musculares e caminhadas, são fatores importantes para a manutenção da forma física”, reforça o médico.

Nesta fase da vida, o importante é investir em atividades que sejam prazerosas. Pilates, musculação e hidroginástica, por exemplo, trazem muitos benefícios. Você conhece alguém na terceira idade? Convide-o para desenvolver algumas atividades e torne esta fase da vida o mais prazerosa possível.

 

Você também vai gostar deste outro post: http://centrape.org/blog/educacao-e-mercado/supermercados-se-adaptam-a-terceira-idade/

 

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:

Instagram: https://www.instagram.com/centrape.aposentados

Facebook: https://www.facebook.com/centrape

 

Centrape com você em todos os momentos!

 

You may also like