Como deixar a casa mais segura para idosos?

By

Você sabe como preparar a sua casa para os mais velhos? Confira neste artigo como deixar sua casa mais segura para idosos e evitar transtornos. 

A casa pode ser a grande vilã entre os mais velhos e até para as crianças. Em 2015, o Ministério da Saúde registrou apenas na rede pública a morte de 557 crianças e 1.500 idosos vítimas de acidentes domésticos no país. Para os pequenos, o principal risco é o afogamento. Não existe uma estatística confiável, mas as lesões e fraturas entre idosos que sofreram quedas também é gigantesca. A maioria das ocorrências poderiam ter sido evitadas com medidas preventivas, segundo especialistas. Saiba como deixar a casa mais segura nessa matéria!

Locomoção sem perigos

Os caminhos e corredores da casa são, sem sombra de dúvida, os maiores riscos para sua integridade física, já que eles podem ser afetados pela má iluminação, pela falta de apoio e até pelos obstáculos encontrados no piso. Por esse motivo, é preciso adaptar os corredores do apartamento ou da casa para que seja possível caminhar de um lugar ao outro sem dificuldades. Coloque barras de apoio e ilumine melhor a casa.

Tire móveis do caminho de passagem

Mesas de centro, cômodas e estantes são móveis que comumente estão fora do campo visual, e por isso uma pessoa pode facilmente esbarrar ou tropeçar neles. Esse fator é mais acentuado em pessoas com idade avançada.

Evite tapetes

Pode não parecer, mas os tapetes são perigosos. A caminhada fica mais lenta e arrastada, deixando-o mais suscetível à tropeços. Por isso, é importante retirar todas as “armadilhas” do caminho.

Esses objetos de decoração criam desníveis e podem se enroscar nos pés. No banheiro e na cozinha, que possuem chão de cerâmica, há ainda o risco de escorregar, por isso é necessário colocar faixas de avisos e pisos antiderrapantes.

Cuidados com o banheiro

O banheiro é conhecido como palco de acidentes. A espuma e o vapor do banho, bem como o tapete de banheiro se transformam em verdadeiros vilões quando o assunto é segurança na terceira-idade, levando em conta as dificuldades de equilíbrio e locomoção. O que fazer? Barras no chuveiro e vaso sanitário são indicadas, assim como a instalação de antiderrapantes, o mais rápido possível e muita atenção.

A Centrape pode ajudar nisso? Como?

A resposta é sim. A Centrape possui a inspeção sênior: nossos técnicos visitam a casa do associado, retirando móveis perigosos do caminho, instalando iluminação adequada, barras de segurança e luzes de emergência para que você não sofra nenhum acidente. Nos ligue gratuitamente em 0800 770 9696 e marque a vinda de um de nossos técnicos!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like