Como evitar quedas? Aprenda em nosso blog

By

Todo ano, uma em cada três pessoas com 65 anos ou mais sofre uma queda. Portanto, acpompanhe em nosso blog algumas dicas para saber como evitar quedas.

As consequências podem ser graves. Além de dar origem a ferimentos graves como fraturas, reduzindo a capacidade de andar temporária. Infelizmente em alguns casos permanente. Enfim, um tombo pode resultar em inúmeros problemas. A boa notícia que não precisa de muito para reduzir essa trágica estatística, saiba como em nossa matéria, confira!

Certifique-se que seus óculos estão em dia

Se você usa óculos, certifique-se todo ano com o seu oftalmologista se está ok. Lembre-se que usar lentes que mudam de cor pode ser perigoso ao sair da exposição à luz do Sol e entrar em edifícios e casas escuras. Uma estratégia simples é trocar os óculos ao entrar ou parar um pouco até as lentes se ajustarem. Faça tudo com calma.

Se você se segura para andar, vá ao especialista!

Esses são sinais de que pode estar na hora de procurar um especialista. Um médico pode te ajudar a melhorar o equilíbrio, a força e o andar por meio da prática de exercícios.

O banheiro é o local mais perigoso, portanto:

  1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
  2. Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
  3. Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;
  4. Instalar barras de apoio laterais e aumentar a altura do assento sanitário.

A iluminação da casa é muito importante

Intensifique a iluminação em toda a casa, especialmente no topo e na base das escadarias. Garanta que os interruptores estejam próximos da cama e nunca saia sem acendê-los, ainda mais se acordar no meio da noite, por exemplo, para ir ao banheiro ou tomar algum remédio.

Faça exercícios para melhorar o equilíbrio e força

Falta de exercício leva a fraqueza muscular e aumenta a probabilidade de queda. A prática de exercício, além de fazer reforço dos músculos, acaba melhorando o equilíbrio. Além de ajudar a sentir-se melhor e mais confiante. Procure junto da sua residência locais onde possa praticar treino de força muscular e de equilíbrio, como o Tai-Chi. O seu médico poderá ajudar na escolha de um programa de exercícios para você!

Conte com a Inspeção Sênior da Centrape

Você tem algum móvel que está em posição que facilite acidentes? Precisa de barras de apoio e acento no box do banheiro, luzes de emergência nos principais cômodos da casa? Conte com a Centrape! Para ter acesso a esse benefício basta ser um associado da Centrape.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like