Cuidados-Como-tratar-temas-essenciais-com-idosos

Cuidados: Como tratar temas essenciais com idosos

By

Tão importante quanto viver mais, é viver bem. Cuidar da saúde proporciona, além da longevidade, uma vida com mais qualidade. Tratar o idoso com respeito é entender como ele é. Todo mundo envelhece. E para quem tem um familiar idoso em casa, além de tomar os cuidados já tradicionais do dia a dia, é preciso tratar de alguns assuntos que, muitas vezes, acabam passando despercebidos.

Os golpes aplicados contra idosos, os cuidados com a saúde e a depressão e, claro, a vontade de quem está na melhor idade são assuntos que devem ser discutidos em casa. Existem alguns assuntos que nos causam desconforto quando pensamos em tratar, mas é necessário saber quando e como tratá-los com nossos idosos.

Vamos citar alguns temas que devemos conversar com eles:

Cuidados com a saúde emocional

É comum nessa idade, eles deixarem seus empregos e a rotina que tinham antes. Infelizmente muitas pessoas começam a apresentar problemas de saúde e a saúde emocional é um fator que não pode ser deixado de lado. É essencial, estimular para atividades que estimulam o cérebro e terapias ocupacionais são muito eficazes, principalmente para aqueles que não têm muito contato com familiares e entes próximos. Manter a mente sempre ativa e passar mais tempo com outras pessoas, promovem a saúde cerebral e deixam o sistema imunológico mais forte e melhoram o humor;

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável, com fibras, nutrientes e poucas gorduras saturadas é essencial. É muito importante manter-se saudável para ter uma boa qualidade de vida. Temos dicas da nossa nutricionista.

Exercício físico e cuidados médicos

Atividades em grupo podem ser muito benéficas para o idoso, pois ajuda a melhorar seu condicionamento físico e bem-estar, além de influenciar na motivação pessoal e disciplina do indivíduo. É importante ressaltar que os exercícios devem ser previamente indicados e aprovados pelo cardiologista. Sempre há um tipo de exercício que o idoso possa fazer, mesmo que em uma cadeira. Incentive para que adicionem exercícios em seu cotidiano;

Todo idoso deveria ser acompanhado por um médico geriatra ou clínico geral. Devem ser avaliados anualmente ou quando sentir algo diferente. É muito importante que, mesmo se sentindo saudáveis, as pessoas na terceira idade passem em consultas.

Alguns exames recomendados para as pessoas na terceira idade mas precisa ser avaliado e solicitado pelo médico:

Exames laboratoriais

como hemograma, urina, ureia e creatinina (para verificar como está a função dos rins), TSH e T4 (para avaliar a tireoide), glicemia (açúcar no sangue), entre outros de acordo com a avaliação médica;

A mamografia deve ser realizada com o objetivo de detectar possíveis alterações precocemente.

PSA é o exame de sangue que detecta possíveis alterações na próstata (exame realizado para os homens); 70% dos canceres de próstata acontecem após os 60 anos. Quem tem história na família deve ter um acompanhamento mais rigoroso.

para detectar e prevenir a osteoporose. No processo de envelhecimento há uma perda de massa óssea, deixando os ossos mais frágeis, com isso tendo a possibilidade do aumento de fraturas, principalmente dos ossos longos como o fêmur. Atentar para as mulheres que tem mais probabilidade de fratura do que no homem.

São necessários exames para diagnosticar algumas alterações no coração e verificar o condicionamento físico para realização das atividades físicas; assim como a realização de exame para verificar o intestino;

Opções e mudanças de moradia

Converse com eles e pergunte o que preferem: permanecer na casa atual, se mudar para uma menor ou viver em um condomínio? Quandosão necessários maiores cuidados, conversem sobre ajuda domiciliar ou mudança para uma instituição de longa permanência. Reparos podem ser feitos para segurança e conveniência do idoso, não deixe objetos soltos no caminho como tapetes, fios, mesinhas.
Ajude o seu familiar a ter uma vida mais saudável!

Crimes e fraudes

os idosos são alvos fáceis para os criminosos. Golpes e vendas destinadas às pessoas mais velhas podem causar prejuízos. Conversar e orientar é fundamental.

 

Quer saber mais sobre o bem-estar dos idosos? Então clique aqui: http://centrape.org/blog/bem-estar

Você também pode nos contatar através de nossos canais de atendimento:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também: https://centrape.org/

Facebook: https://www.facebook.com/centrape

Instagram: https://www.instagram.com/centrape.aposentados/

You may also like