Dia dos avós

Dia dos avós: Conheça as principais informações

By

Se para as crianças os avós são reflexo do “pode tudo”, para estes, os netos são um presente, comemore o dia dos avós, como descreveu a escritora brasileira Rachel de Queiroz em seu texto “A arte de ser avó”.

Mas por que se comemora o dia dos avós no dia 26 de julho? Segundo dados históricos, esse é o dia que a igreja católica celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Embora a data tenha sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX, o Papa Paulo VI que definiu este o dia para celebrar os pais de Santa Maria.

Esses dois personagens históricos e bíblicos foram canonizados no século 16, em 1584, pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril.

Vovó que cuida de neto vive mais

Um estudo feito na Alemanha mostrou que vovós que cuidam de crianças têm mais longevidade. Elas chegam a viver 10 anos a mais, de acordo com uma pesquisa feita durante 19 anos com 500 idosos. O levantamento feito em Berlim mostrou que as vovós que conviveram com netos e cuidaram deles tiveram redução de 37% no risco de mortalidade.

Metade do grupo de avós viveu por 10 anos depois do início da pesquisa. No grupo oposto, 50% deles só chegou a sobreviver mais cinco anos. O autor do estudo é Ralph Hertwig, diretor do Centro de Racionalidade Adaptativa do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, de Berlim. Então cuide deles e divirta-se com eles.

 

Confira em nosso blog as melhores dicas!
Acesse nosso Blog: http://bit.ly/7-dicas-qualidade-de-vida 😘

Você pode entrar em contato conosco em:
[email protected]
0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs
0800 770 4747 – Ouvidoria

A Centrape com você em todos os momentos!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like