Entenda mais sobre saúde mental

By

Manter o equilíbrio é fundamental para a ter uma boa vida. a saúde mental está atrelada a esse resultado. Conheça neste artigo tudo sobre este assunto. 

Para alcançar esse resultado é necessário que a saúde mental mantenha o estado de equilíbrio entre a pessoa e seu ambiente, como o trabalho, as relações intelectuais, tudo isso visando o bem-estar e qualidade de vida. Descubra em nossa postagem como manter a saúde mental “em dia” para ter uma vida melhor!

Afinal, o que é saúde mental?

É quando o cérebro está saudável, com funcionamento de todas as funções emocionais e cognitivas. O cérebro, que pesa aproximadamente 1,5kg, ou 2% da massa corporal de uma pessoa, é o responsável por comandar e coordenar nossos atos, pensamentos e emoções.

Conte com ajuda de profissionais especializados

A psicologia, psiquiatria e a enfermagem são ramos que podem se especializar para cuidar do bem-estar emocional e psíquico das pessoas. Não tenha vergonha de se consultar com esses profissionais. Imagine que é a mesma coisa de ir num cardiologista para cuidar de problemas no coração.

Não guarde suas emoções

Guardar para si decepções, anseios e esperanças acaba contribuindo para o adoecimento emocional. Conversar mais sobre essas questões com quem está à nossa volta, e não apenas com os amigos e familiares. Por mais que essa atitude seja também de extrema importância, o ato de falar e expor os seus problemas e preocupações, pode atribuir para a gente viver de maneira mais consciente, mais plena, mais leve.

Problemas mais comuns

  • Ansiedade
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado
  • Depressão
  • Dependência de álcool e outras drogas

Cuidar de si mesmo é algo gradativo

Os profissionais especializados em saúde mental não têm a pretensão de resolver problemas imediatamente. Como cada um tem a sua própria causa, nãi existe uma formula individual. Os especialistas podem trazer um impacto positivo na vida das pessoas, fazer com que elas reflitam sobre questões em que nunca haviam pensado, que enxerguem suas próprias atitudes e as dos outros por perspectivas diferentes. É um processo que precisa começar de alguma maneira.

Primeiro de tudo, ter uma ótima relação e interação consigo mesmo. Isso mesmo, saber os seus problemas, as suas qualidades e colocar tudo numa balança e entender o seu ponto de equilíbrio.

Também ajuda, possuir passatempos estimulantes para aumentar a sua alegria de viver e permitir conhecer e interagir com pessoas de idades diversas e mentalidades diferentes.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like