Idosos: cuidados necessários com o verão

By

Você que está na terceira idade, conhece todos os riscos do verão? Sabe também quais são os cuidados necessários com o verão que devem ser tomados? Fique atento a este artigo e conheça! 

O calor sempre é bem-vindo. As pessoas ficam mais felizes, mais dispostas, mas nem tudo são flores para os idosos. Alguns cuidados são necessários para a prevenção de uma série de alterações metabólicas: como a desidratação nos mais velhos. Veja nesse post de uma forma bem didática, o que fazer e não fazer na estação mais quente do ano.

Devemos nos atentar com as alterações do envelhecimento

Sabia que os idosos sentem menos sede? Isso mesmo, devido uma série de alterações no organismo. Da mesma forma com a percepção do calor e na capacidade de eliminar o calor do corpo. Por isso, que nessa idade as pessoas precisam beber água com constância.

Quais os sinais de que o calor está fazendo mal?

A desidratação deixa os lábios e língua secos e diminuição da quantidade de urina. Especialistas complementam ainda que podem também ocorrer alterações de comportamento (agitação ou apatia; confusão mental), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar.

Prevenir é melhor que remediar

Ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, usar roupas leves, preferir alimentos menos gordurosos, passar protetores solares nas áreas dos corpos expostos aos raios solares, são algumas medidas para manter a saúde.

Se você é diabético, a atenção precisa ser redobrada

Sabia que os diabéticos, quando expostos à altas temperaturas, tendem a perder uma quantidade de água ainda maior? Esse é um dos sintomas da doença.

Mesmo com os riscos, o sol é fundamental, mas saiba como?

A exposição ao sol dos idosos é importante para a reposição da vitamina D, responsável pela suplementação do cálcio, mas deve ser feita com cautela. O tempo ideal é entre 5 e 10 minutos em braços e pernas nos horários recomendados. É importante evitar o sol nos horários entre 10h e 14h pelo risco de câncer de pele, segundo recomendação dos dermatologistas.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like