O estresse na terceira idade é algo mais comum do que se imagina. Por isso fique atento a este post e confira nossas dicas!
Nesses tempos corridos é difícil se manter calmo, isso é um fato, mas os idosos também sofrem com estresse, muito mais do que se imagina. O pior de tudo é que se manter estressado pode aumentar o risco de uma série de doenças e inclusive desencadear a chata e complicada azia, entre tantos outros males, como insônia, e elevação da pressão arterial. Saiba mais sobre esse mal em nossa matéria, confira!
Quais os principais fatores de estresse na terceira idade?
As razões que levam os idosos a se estressarem são basicamente as mesmas em todos os lugares do mundo:
- Aposentadoria;
- Morte de entes queridos;
- Mudanças de ambiente;
- Alteração de papeis sociais e
- O impacto financeiro de parar de trabalhar.
Essas são as cinco principais e agora saiba os principais sintomas, de acordo com a Escola de Medicina de Harvard:
- Dores de cabeça;
- Dor nas costas;
- Indigestão;
- Palpitações cardíacas;
- Baixa concentração;
- Indecisão;
- Irritabilidade;
- Nervosismo.
Você sabe como se livrar desse mal?
Para evitar o stress e combatê-lo indicam-se relaxamento, exercícios físicos, atividades ligadas à arte e à criatividade, e psicoterapia. Igualmente importante é fazer o que se gosta, contando que não seja nocivo para a saúde. Atividades ligadas ao raciocínio e à memorização também são indicadas. Ter pessoas com quem conversar e cultivar amizades também é importante, evitando assim depressão e stress.
As atividades diárias e atividades físicas também são grandes aliadas contra o estresse. Muitas pessoas não sabem, mas só o fato de manter a cabeça mais ocupada com atividades e sensações que lhe proporciona prazer já ajuda no controle do problema.
Entenda o poder da sua respiração
Ansiedade e estresse geram respiração ofegante. E retomar o controle da sua respiração pode, no caminho inverso, acalmar sua mente. Respire fundo algumas vezes quando sentir que está nervoso e isso enviará ao seu cérebro a mensagem que você está calmo – já que quem está calmo respira devagar.
Ocupe a mente (mas não muito)
Mantenha-se ocupado o suficiente para não deixar o ciclo de pensamentos negativos seguir seu curso. Não adianta se estressar mais ainda, mas tente manter-se compenetrado em tarefas de alto nível de atenção e que não sejam muito chatas.