O que o cigarro tem a ver com problemas digestivos?

By

Sabia que fumar um cigarro depois do almoço não faz bem? Isso mesmo. O tabagismo é uma das principais causas de problemas no sistema digestivo, que incluem problemas com digestão e úlceras. Saiba mais: 

Qual a relação de tabagismo com refluxo gastroesofágico?

A nicotina provoca a diminuição da contração do estômago, o que dificulta a digestão. Entre o estômago e o esôfago há uma válvula muscular que impede o refluxo (volta do alimento para o esôfago/ traqueia). No entanto, esse músculo é enfraquecido pelo consumo contínuo do cigarro, aumentando o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica.

Sem contar que a nicotina aumenta a produção de ácido no estômago. Mais ácido, significa maior probabilidade de que eles (os ácidos) sejam empurrados para fora do estômago, logo resulta em refluxo.

O cigarro pode causar úlceras, como?

O tabagismo reduz o fluxo sanguíneo para a mucosa do trato digestivo e diminui, com isso, a produção de muco no estômago, aumentando a chance de uma pessoa ser portadora de Gastrite por H. pylori, o que pode chegar à uma úlcera péptica.

O cigarro afeta até os sais biliares. Como?

Há estudos que mostram que o tabagismo induz a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando o suco deste ainda mais nocivo. Mas antes de tudo isso, a fumaça já está atacando diretamente a saúde da mucosa do esôfago, então ele recebe os golpes dos ácidos digestivos já enfraquecido.

Parar de fumar resolve?

A saída para evitar os malefícios do cigarro é parar de fumar. As estimativas mostram que cerca de 20% de todos os adultos fumam e a cada ano milhares de pessoas morrem de doenças causadas pelo fumo. Estudos atestam que com a interrupção, após um ano, todos os problemas citados reduzem substancialmente. Quanto mais tempo se tem o hábito de fumar, mais difícil se torna a recuperação dos danos causados. Na maioria dos casos em que o paciente apresenta algum problema no aparelho digestivo e fumou por um longo tempo, tende a ter uma recuperação muito tardia em relação àquele que não fuma.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like