Sabia que em 10 ou 20 minutos diários é possível deixar o estresse e agitação de lado? Isso mesmo, com a meditação!!! A prática é algo impressionante para colocar a cabeça e o corpo no lugar. Os benefícios são fantásticos, como redução do nervosismo, ansiedade, fortalecimento do sistema imunológico, o praticante ainda tem ganhos na capacidade de concentração e na memória. Ou seja, um ótimo remédio para as pessoas com mais de 60 anos. Saiba mais sobre a meditação em nossa matéria!
Qual a importância de meditar?
O principal é o relaxamento da nossa atividade mental lógica, com isso é permitido inspirações da nossa fonte espiritual, pois é justamente de lá que afloram os mais harmoniosos estados de consciência.
Devemos compreender que isto é um condicionamento e que não é da noite para o dia que se consegue atingir um estado de relaxamento mental. Exige perseverança!
Afinal, como meditar?
- Escolha um local tranquilo;
- Desligue o telefone, interfone, tudo que possa te distrair;
- Escolha a melhor posição (sentado ou deitado);
Início da prática:
-Feche os olhos, relaxe os músculos, mentalize cada músculo relaxando..
-Tranquilize a respiração…
-Sinta o ar entrando pelos pulmões, levando oxigênio para seu corpo…
-Sinta o relaxamento do seu rosto, do seu maxilar, pescoço, ombros, ou seja, cada “pedacinho” do seu corpo é importante…Respire profundamente, aos poucos distancie da sua mente os problemas, preocupações, vozes, barulhos….
-Viva este momento como um momento em que uma luz maravilhosa invade seu corpo, mentalize esta luz limpando, relaxando, tranquilizando…
-Transmita ao seu corpo a mensagem de que “Está tudo bem!”
-É um momento onde nenhum problema importa, só importa o seu bem-estar, é um carinho seu para com você mesmo….
Quando e por quanto tempo fazer a meditação?
Reserve, se possível, todos os dias, dez, vinte minutos para meditação, à medida que persistir essa prática se tornará cada vez mais fácil. O importante é manter a regularidade para atingir níveis cada vez mais profundos de relaxamento. A meditação exercida com regularidade é um meio precioso para a recuperação e manutenção da saúde. O famoso psiquiatra Jung utilizou método semelhante com o nome de Imaginação Ativa desde 1916.