A Centrape realizou uma pesquisa e encontrou quais são os melhores passatempos para os idosos. Acompanhe este artigo e saiba quais são e como realiza-los.
Conversar
Receber amigos ou visitar é uma excelente maneira de se manter ativo e trocar conversar, mesmo que seja sobre a novela ou futebol. Um dos grandes problemas da velhice é o isolamento social, então nada de ficar sozinho.
Restaurar algo antigo
A restauração pode ser um passatempo muito divertido e entusiasmante, especialmente para as pessoas que são ágeis de mãos. Alguns mais preparados chegam a reformar carros, barcos, motos e até casas.
Palavras Cruzadas
Funcionam como uma excelente ginástica cerebral para os idosos.
Aprender uma língua
Nunca é tarde para aprender e, quando existem enormes benefícios para o fazer, ainda melhor. De acordo com o estudo disponibilizado pela revista de Neurologia, aprender uma língua atrasa o aparecimento de doenças associadas à demência, como o Alzheimer, pois incentiva o idoso a exercitar a sua memória.
Ensinar algo a alguém
Se nunca é tarde para aprender, para ensinar também não. Ao ensinar conseguimos desenvolver ainda mais as nossas capacidades cognitivas. E ao desenvolvermos as nossas capacidades cognitivas, melhoramos a nossa memória. Mas a quem vou ensinar? Por exemplo, ao seu animal de estimação. Ao educar-lhe estará não só a ajudar o seu animal de estimação, mas também a si.
Viajar
Fazer viagens é um dos passatempos mais divertidos e enriquecedores que uma pessoa pode realizar. Existem várias formas de viajar e tanto se pode optar pela utilização da autocaravana para conhecer o país ou realizar viagens intercontinentais para conhecer culturas diferentes.
Caminhar
Caminhar é um dos passatempos mais gratificantes que uma pessoa pode fazer. Pode caminhar sozinho ou em grupo e pode fazê-lo em todo o lado: ao longo de uma calçada, por entre os bairros de uma cidade, pela montanha, entre outros.