Qual a importância de integrar as gerações?

By

Integrar as gerações é fundamental para a evolução da sociedade em geral. Afinal, os idosos carregam experiências de uma vida inteira de aprendizados, seja de experiência profissional, como de relação interpessoal. Por isso, cada vez mais a necessidade de todas as faixas etárias poderem participar. Parece uma tema simples, mas não é tanto assim, confira esse assunto em nosso post!

Uma relação de aprendizado

A convivência entre grupos de diversas faixas etárias só pode contribuir para a uma sociedade mais igual. Respeito, aprendizado e educação. E que essa é a base para uma participação tanto mais justa para os indivíduos, quanto mais inclusiva e socialmente construtiva.

Afeto e carinho também entram na conta

A construção de vínculos, o fortalecimento dos laços afetivos, com o objetivo do desenvolvimento integral da criança, onde os diferentes tempos de infância e envelhecimento são reconhecidos e percebidos em suas particularidades e diferenças. A criança por ter muito a descobrir e o idoso por ter muitas experiências.

Xô, solidão!

Cria um ambiente de socialização entre as crianças, jovens e os idosos, promovendo experiências que considere as crianças e idosos protagonistas, potentes e exploradores em ação. O idoso ao se sentir sozinho pode gerar significativos danos na capacidade cognitiva, além de possíveis alterações no humor, como a depressão.

A inclusão e educação está na lei

O Estatuto do Idoso prevê no Art. 21. que “o Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”. Conforme o parágrafo primeiro: “os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna”.

Além de tudo, é saúde

Idosos que convivem com crianças vivem mais. A máxima foi comprovada por um estudo divulgado pela publicação Evolution and Human Behavior. De acordo com os resultados, avós que ajudam a cuidar dos netos vivem mais do que aqueles que não têm proximidade com os pequenos.

Para unir gerações, a internet está aí! Mas, e quem tem dúvidas em utilizá-la? A Centrape resolve isso: Conheça a assistência Help Desk, onde você nos liga em 0800 770 9696 e tira todas suas dúvidas com nossos especialistas!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like