Saiba dos benefícios da leitura

By

Sempre ouvimos falar que ler faz bem para a saúde. Mas infelizmente os índice de leitura no país é baixíssimo. Mesmo assim você vai descobrir os benefícios, na saúde física ou emocional, ao ler um livro, seja lá em qual estilo for. Saiba mais sobre o bem que a leitura pode fazer na sua vida na terceira idade nessa postagem!

Envelhecer sim, mas deixar de ser ativo jamais

É de extrema importância estar conectado com o mundo atual, mesmo na velhice, afinal você está vivo. Além da leitura, outros caminhos são bem interessantes: assistir filmes, frequentar as mais diversas exposições, grupos de dança e até mesmo, cantos, nunca é tarde para aprender e viver novas experiências.

Um mar de criatividade

Além da leitura manter a mente ativa, por meio de estímulos constantes, o idoso estará assimilando novos conhecimentos, pois estará interagindo com a história e com isso ativa diversas áreas do cérebro, além de se tornar um combustível inesgotável para a imaginação.

Ler é recomendação médica!

Segundo pesquisas, a atividade de leitura pode reduzir a velocidade do processo de deterioração mental em até 15%. É uma excelente prevenção contra a perda de memória e cognição, além de ser um estímulo permanente do cérebro, afinal ao ler, sonhamos, imaginamos e criamos situações em nossas cabeças.

Vocabulário

Ao ler, quase que automaticamente você falará melhor, afinal seu vocabulário aumentará cada vez mais. Isso possibilita melhor condição de expressão e uma comunicação mais clara. Além de aprender sobre lugares, culturas, costumes e curiosidades que sempre teve ou sonhou, permite uma melhor compreensão do nosso ambiente e das pessoas ao nosso redor.

Já pensou fazer isso em grupo?

A leitura realizada em grupo pode tornar-se ainda mais estimulante, pois um mesmo texto terá várias interpretações diferentes o que pode dar azo a conversa, troca de ideias e opiniões, e em último promove a sociabilização, que pode ajudar a diminuir a sensação de isolamento, a carência afetiva e social. Aqui pode acontecer também uma interação com os seus netinhos ou filhos pequenos, ao sentar para ler para eles, você estará criando um novo leitor.

Portanto, cabe à sociedade, aos governos e, especialmente aos familiares e amigos da pessoa idosa, estimular esse precioso hábito de leitura. O bem que isso trará será maravilhoso para os idosos e contribuirá para que essa seja, de fato, a melhor idade!

Já leu algum livro esse ano? Conta pra gente!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like