Terceira idade: Os principais desafios no Brasil

By

O IBGE aponta que a expectativa de vida em nosso país agora é de 75 anos. Dessa forma, o número de pessoas da terceira idade presentes na sociedade aumentou gradativamente e continuará aumentando.

Entretanto, sabemos que não é de hoje que os idosos enfrentam muitos desafios no seu dia a dia, o que pode os causar frustração, depressão e as mais diversas doenças.

O apoio da família é fundamental para ajudar as pessoas da terceira idade a superarem tais obstáculos, afinal, ao se sentirem apoiados, eles também se sentirão mais amados e dispostos a enfrentar seus problemas diários.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos idosos no Brasil?

Você encontrará a seguir os principais desafios que as pessoas na terceira idade enfrentam e como superá-las da melhor forma.

O abandono da família na terceira idade

É natural que os filhos cresçam, conquistem sua própria independência financeira e logo saiam de casa, para se casarem e construírem suas próprias famílias.

Porém, em muitos casos o idoso acaba sento esquecido, fica sem receber visitas, ligações e sem alguém para se preocupar em como ele está, o que causa um sentimento de tristeza e abandono, podendo desencadear doenças como a depressão.

A terceira idade é uma fase em que as pessoas se tornam mais sensíveis no âmbito emocional, portanto este assunto deve ser levado com seriedade e é extremamente fundamental dar atenção a esse ponto.

Falta de respeito na terceira idade

Todos nós conhecemos aquela famosa frase: respeito é bom e todo mundo gosta! Pois então, é uma frase totalmente verdadeira. Mas não é bem assim que acontece no caso dos idosos, na verdade, muitas pessoas esquecem que eles merecem não só o mesmo respeito que todos, como muito mais!

Contudo, lembramos que respeitar um idoso não se trata apenas de obedecê-lo, mas sim dar atenção devida ao que ele tem a dizer, ser paciente com suas queixas e estar disponível para ajuda-lo sempre que for preciso.

Perda da audição na terceira idade

14% da população brasileira sofre com problemas de audição, porém dentre essa parcela quem mais sofre são os idosos, pois eles têm muita dificuldade de se adaptar a essa nova fase da vida.

E são muitos os desafios que as pessoas da terceira idade enfrentam por não ouvir bem, muitos começam a sentir vergonha de conversar com seus familiares e amigos por não conseguirem entender o que estão falando e em muitos casos, por não o compreenderem.

Neste caso, para solucionar tal dificuldade, o idoso deve visitar um médico especializado, que o ajudará a encontrar, caso necessário, o aparelho auditivo ideal para o seu caso.

Transportes públicos para a terceira idade

Por mais que os idosos paguem menos na passagem de ônibus ou até mesmo não paguem, são inúmeros os desafios que os idosos encontram não só no transporte público, mas em todos os outros. Nas grandes cidades, por exemplo, poucos cobradores, motoristas e passageiros dão a devida atenção que eles merecem.

Conseguir um lugar para se sentar é quase uma missão impossível, muitas pessoas não respeitam os acentos dedicados às pessoas da terceira idade, os quais são de direitos deles,  e tomam seu lugar.

Você pode entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também: http://centrape.org/blog/juridico/doar-sangue-voce-sabe-quais-sao-os-requisitos/

Facebook: https://www.facebook.com/centrape

Instagram: https://www.instagram.com/centrape.aposentados/

You may also like