A prática da meditação na terceira idade é uma grande aliada no auxílio do tratamento de doenças e distúrbios mentais, além de outros benefícios. Saiba mais!
Ao envelhecer, os problemas de saúde se tornam mais frequentes, por isso, a prática da meditação na terceira idade pode se tornar uma companheira e tanto para os idosos. Devido ao maior fluxo neural, essa atividade pode ajudar até mesmo as pessoas que têm o Alzheimer.
Na maioria das vezes, o envelhecimento, que é um processo natural da vida, é visto como negativo. Mas pesquisas mostram que meditar pode mudar tal realidade e trazer bem-estar às pessoas da terceira idade.
Você já parou para se perguntar por que em culturas orientais as pessoas vivem mais e melhor, por exemplo? Nelas, na maioria dos casos, a velhice é considerada um sinal de sabedoria e respeito. Já no ocidente, o cenário é bem diferente. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Disque 100 (órgão responsável pelas denúncias de violações de direitos humanos), o número de casos de violência contra idosos vem aumentando exponencialmente no Brasil. No ano passado, foram 32,2 mil atendimentos desse tipo de ocorrência, demonstrando um crescimento de 16,4%.
Estudos também já demonstraram que as doenças e limitações não são consequências inevitáveis e exclusivas da velhice, na verdade, dependem também do grau de conhecimento que as pessoas têm sobre prevenção e estímulo de hábitos saudáveis durante a vida. Outro fator que influencia nessa equação é a visão da sociedade em relação ao processo de envelhecimento em si.
Benefícios da meditação na terceira idade
A meditação na terceira idade pode prevenir especialmente contra as doenças crônicas. Algumas das mais comuns que possuem suas taxas de riscos reduzidas com a prática da meditação são:
- Hipertensão
- Diabetes
- Depressão
- Dores físicas
Reduzir as taxas de risco para doenças crônicas é um benefício e tanto, entretanto a meditação para os idosos não se limita apenas a isso, outros aspectos também se alteram, como por exemplo a qualidade do sono, que passa a ser melhor a partir do início da meditação na terceira idade.
A melhora da postura física também é outro fator a ser observado com a prática da meditação na terceira idade. Em pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNESP), constatou-se que aqueles que realizam a meditação para idosos duas vezes por dia obtiveram as seguintes melhoras:
- Postura
- Humor
- Respiração
- Disposição
- Alimentação.
Tempo de prática
Não é preciso ser um monge budista para sentir os benefícios da meditação na terceira idade. De acordo com a instrutora de ioga Joice Zirondi, “em muitas pessoas o efeito é imediato. Já para outras, com duas semanas de prática os idosos já começam a sentir um benefício muito grande”.
A pratica diária por um período de dez minutos por dia, com a possibilidade de aumentar até chegar a 20 ou 25 minutos diários. Se o idoso for muito ocupado, basta conseguir ficar em média dez minutos com ela mesma e já será o suficiente.
É importante ressaltar que a meditação dentro do contexto da saúde é uma terapia complementar e deve ser guiada e acompanhada por profissionais da área da saúde.
Por que meditar?
A meditação é um ato voltado totalmente para a mente, pois a partir daí começam a serem sentidos todos os benefícios para todo o resto do corpo fisiologicamente. A meditação para idosos tem a ver com dois aspectos importantes da mente, que são:
- Conhecer
- Moldar
Esses aspectos são fundamentais para se alcançar o estágio de meditação profunda.
É um fato que, as pessoas não conhecem a própria mente e não são capazes de saber trabalhá-la. Já quem não molda a própria mente dificilmente a disciplinará, e aqueles que não a libertam acabam se prendendo aos anseios sociais aos quais estão ligados. Por isso os idosos devem meditar – e pessoas de outras idades também.
Envelhecimento e meditação para os idosos
O aumento da expectativa de vida fez com que a população brasileira se torne mais velha. Segundo os dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o fenômeno que ocorre no Brasil é tido como envelhecimento populacional. Com isso, há aumento nas seguintes demandas:
- Área da saúde
- Área social
- Área acadêmica
Para que não tenha que se recorrer a algum desses segmentos, é preciso realizar a meditação para idosos. O ato de meditar, em outras palavras, pode ser entendido como um exercício que abre as portas para desenvolver atributos nos indivíduos como:
- Atenção
- Equilíbrio emocional
- Altruísmo
- Paz interior
Uma sociedade que está envelhecendo a cada dia, é importante que a população possa conhecer e desfrutar de todos esses benefícios proporcionados pela meditação para idosos, e desta maneira, podendo caminhar para uma sociedade cada vez mais desenvolvida em questões individuais e coletivos.
Siga-nos no Instagram: @centrape.aposentados
Curta nossa Página no Facebook: www.facebook.com/centrape
Inscreva-se em nosso Canal do Youtube: Portal do Aposentado – Centrape
Entre em contato conosco:
[email protected]
0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs
0800 770 4747 – Ouvidoria