acidentes domésticos

Acidentes domésticos: conheça 4 dicas para preveni-los.

By

O índice de acidentes domésticos relacionados à idosos é extremamente alto. Por isso a Centrape reuniu quatro dicas para você se manter prevenido.

Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes entre idosos acontecem em ambientes domésticos. Se for contar o índice de mortes é algo de se assustar, cerca de 30% destes acidentes levam a óbito.

Portanto é sempre bom se manter antenado sobre dicas de como prevenir acidentes domésticos.

Adaptar ambientes é sempre uma boa opção.

Logo, adicionar corrimões e facilitar o acesso entre cômodos, além de ajudar no deslocamento do idoso, auxilia a prevenção de acidentes. Principalmente em ambientes molhados, onde há presença de chuva ou é molhado constantemente como banheiros ou varandas.

Então, ter uma casa com ambientes planejados para assegurar a prevenção de acidentes doméstico é uma ótima escolha.

Animais ajudam os idosos, porém todo cuidado é pouco.

É impossível negar que a presença de animais dentro de casas fazem com que a confiança e a auto-estima dos idosos fiquem em alta. Podendo prevenir doenças como depressão ou até mesmo, se for treinado, indicar quando os seus donos devem fazer uso de algum medicamento. Porém alguns cuidados devem ser tomados ao adotar algum bichinho de estimação. Evitar deixar brinquedos espalhados pelo chão é uma ótima alternativa, fazendo com que descarte futuros imprevistos.

Outra alternativa é tentar não empolgar muito seu animal de estimação, principalmente se ele for de grande porte, pois o mesmo, sem querer, pode acabar te derrubando. Gerando graves acidentes domésticos.

Remover tapetes e aderir antiderrapantes nas escadas é uma ótima escolha.

A maioria dos tapetes tem uma aderência precária, fazendo com que uma simples decoração se torne um dos maiores vilões. Inesperadamente, uma peça decorativa pode fazer com que você escorregue e sofra sérios acidentes domésticos. Por tanto é recomendável que evite o máximo o uso de tapetes ou até mesmo as “passadeiras”.

Outro ponto a ressaltar é a importância do uso de antiderrapante, podendo evitar diversos escorregões, principalmente em escadas.

Organizar a rotina também é uma forma de precaver acidentes.

Se manter atento às tarefas do dia-a-dia é uma das melhores maneiras de prevenir acidentes domésticos. Poder contar com a ajuda de alguém para realizar alguma tarefa e saber em qual momento poder realizá-la é, de certa forma, eficaz. Ao premeditar um trabalho ou traçar uma rota antes de efetuar uma atividade arriscada você consegue precaver alguns acidentes.

Por isso, fique sempre atento a sua rotina, dê preferência para realizar tarefas mais arriscadas quando tiver suporte de alguém. Além de facilitar o seu trabalho, isso torna o seu dia-a-dia mais seguro.

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade? clique aqui

Acesse nosso Blog: http://bit.ly/blogcentrape e saiba mais sobre a Centrape e seus benefícios 😉

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:

http://maturidade-centrape.com.br

 

You may also like