CNH

CNH na terceira idade: Saiba como resolver

By

Poder dirigir o próprio carro é um sonho de muitos, principalmente para os idosos. Pois, de certa forma, é uma maneira de se conseguir a liberdade. Por isso a Centrape reuniu as principais informações para você que pretende retirar a CNH na terceira idade.

Segundo a lei não existe uma idade específica obrigando os motoristas a pararem de conduzir. Portanto Cabe ao próprio indivíduo saber quando parar.

Como funciona a renovação da carteira de motorista?

O processo de renovação da CNH na terceira idade é bem simples. Pois, os motoristas com idade inferior a 65 anos continuam seguindo a regra padrão, devem fazer a renovação da carteira de 5 em 5 anos. Mas para o público com idade igual ou superior aos 65 anos a revisão é feita de 3 em 3 anos. Podendo sofrer ajustes para a diminuição do tempo de renovação. Além disso, os testes feitos nas auto-escolas são simples, sendo sempre feito os testes de aptidão física e mental.

Como é realizado o processo de inscrição em uma auto-escola?

O passo a passo da inscrição é simples, basta apenas você se direcionar a uma auto escola e solicitar o termo de cadastro. Assim como existem algumas auto-escolas preparadas para o público que pretende retirar a CNH na terceira idade. Possibilitando uma acessibilidade melhor ao idoso. Portanto, essas escolas contam com instrutores treinados e capacitados para sanar e auxiliar o motorista em qualquer dúvida.

A prova teórica é simples, é só jogar!

A prova teórica é um dos maiores medos para quem pretende tirar a CNH na terceira idade. Afinal, reprovar nesta avaliação pode causar uma grande dor de cabeça. Pois ao reprovar, o aluno deve fazer um pedido para poder refazer, o que pode demorar um pouco para ser realizada novamente. A prova segue um conceito simples, com 30 questões alternativas, onde por muitas vezes pode parecer difícil. Entretanto, existem diversos jogos para smartphones que simulam a prova do detran, fazendo com que a avaliação se torne realmente simples. Praticar cerca de meia hora por dia é o suficiente para mandar bem!

Os idosos contam ainda com alguns benefícios!

Existem alguns benefícios para os motoristas mais experientes, o mais conhecido é a vaga de idoso. O intuito desta vaga é preservar a integridade do idoso, fazendo com que ele consiga transitar sem nenhum problema. Facilitando o deslocamento para onde quer que seja e sempre contando com vagas de fácil acesso aos estabelecimentos. Quer saber como ter acesso à credencial da vaga de idoso? clique aqui!

 

Para conhecer mais direitos dos idosos clique aqui!

 

Confira em nosso blog as melhores dicas!

 

Acesse nosso Blog: http://bit.ly/blogcentrape e saiba mais sobre a Centrape e seus benefícios 😉

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:
[email protected]
0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs
0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:
http://maturidade-centrape.com.br
www.facebook.com/observatoriomaturidade

 

 

You may also like