Intercâmbio-na-Terceira-Idade-Dicas-importantes

Intercâmbio na Terceira Idade: Dicas importantes

By

Intercâmbio na terceira idade? Quem disse que é tarde demais está mentindo!

Existem inúmeros programas específicos para quem deseja conhecer outra cultura e aprender um novo idioma depois dos 50 ou 60 anos.

Neste artigo, vamos explicar quais são os tipos de intercâmbio para idosos disponíveis hoje e mostrar os principais cuidados que este público deve ter antes e durante a viagem.

A boa notícia é que a procura por programas que oferecem inglês para a terceira idade está crescendo. E muito!

Conforme a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), intercâmbios para maiores de 50 anos têm aumentado 20% ao ano.

 

Intercâmbio na terceira idade é possível?

Sim! Intercâmbio na terceira idade é muito possível, basta que você siga alguns requisitos e não esqueça de se planejar com bastante antecedência.

A Information Planet recomenda destinos como Canadá e Malta, já que o perfil dos programas oferecidos por esses países vai ao encontro do que o público espera.

Malta, por exemplo, é um país mais tranquilo se comparado a outros destinos. Por  lá, o protagonista é o programa + 50. Trata-se de um intercâmbio destinado a quem quer viajar, fazer novas amizades e socializar sob o sol do Mediterrâneo.

No programa, as turmas possuem tamanho reduzido e as atividades são exclusivas. Tudo para que os alunos possam explorar a  história e a cultura dessa ilha deslumbrante.

OBS: Como você pode perceber, os programas para intercâmbio na terceira idade são pensados nos detalhes. É justamente por isso que você deve se antecipar: são poucas as datas de início de cursos ao longo do ano.

Já no Canadá – Toronto e Vancouver – é possível fazer o 30+, programa que inclui o público da terceira idade e possibilita aos estudantes a chance de conhecer intercambistas do mundo todo e fazer passeios pelos principais pontos turísticos do país.

Se você chegou até aqui, deu para perceber que atividades em solo estrangeiro não vão faltar, não  é mesmo?

Qual a idade máxima para fazer intercâmbio?

As escolas não estipulam uma idade máxima para ensinar inglês aos idosos. O mais comum, porém, é que esses programas sejam realizados por intercambistas entre 50 e 70 anos.

Intercâmbio na terceira idade: como funciona

Boa parte dos intercâmbios na terceira idade são programas de curta duração: entre 2 e 4 semanas.

Antes de embarcar é preciso estar atento a uma série de recomendações para que nenhum contratempo estrague os seus planos.

É justamente nesse processo que contratar uma agência de intercâmbio confiável faz toda a diferença!

Depois disso, é hora de prestar atenção nos seguintes cuidados:

1) Contrate um bom seguro de viagem

Mesmo que não seja obrigatório em alguns países, é extremamente importante que o intercambista viaje com a segurança de poder contar com assistência médica lá fora.

Acredite, uma simples consulta ou atendimento de urgência pode se tornar bem caro, e a economia inicial, um tamanho prejuízo.

Outra recomendação é ficar atento às vacinas – Febre Amarela e Gripe – são as principais. Melhor não dar mole e já resolver essas pequenas burocracias.

 

2) Atenção para a medicação continua

Se você toma algum tipo de remédio contínuo ou controlado, precisa providenciar o coquetel para todo o período em que estiver longe do Brasil.

Não esqueça de levar as receitas junto com a tradução ou peça para o seu próprio médico elaborá-la em inglês.

3) Movimente-se durante a viagem

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), viagens com mais de 4 horas de duração aumentam os riscos de trombose e embolia pulmonar.

A dica, portanto, é que você fique em movimento dentro do avião.

Levante-se, ande e se alongue durante o percurso. Se for necessário, peça para algum comissário de bordo ajudar nesta tarefa e não tenha vergonha.

Melhor se movimentar do que colocar na conta um deslocamento completamente desconfortável, não é mesmo?

OBS: Se você é daqueles que não está muito acostumado com grandes viagens, escolha destinos mais “próximos”, como Canadá e Malta, e evite países em que o deslocamento pode demorar mais do que 24 horas. =)

4) Escolha bem o tipo de acomodação

O lugar que você escolher para dormir e interagir todos os dias pode impactar muito no sucesso ou fracasso do seu intercâmbio.

Se você está disposto a imergir na cultura local, quer ter contato com nativos e prefere um local mais tranquilo, a nossa dica é a casa de família.

Trata-se de uma das melhores maneiras de entender o país onde você vai fazer o intercâmbio e integrar-se na cultura local.

É bem possível que você aprenda a cozinhar com a família, faça passeios com ela e o melhor: construa amigos para uma vida toda.

Casas estudantis também são uma opção, mas nesses casos é importante verificar a faixa etária que estará dividindo o teto com você.

Vai por nós: jovens recém chegados de intercâmbio gostam de muito agito e nem sempre haverá aquele necessário e precioso silêncio para dormir.

 

Inglês para a terceira idade: como funciona

Os cursos de inglês para a terceira idade são altamente práticos, dinâmicos e se concentram em ajudar os intercambistas a falar inglês com confiança em situações cotidianas.

Há cursos em que são oferecidas até 20 aulas fragmentadas por semana. Outros em que a aula ocorre pela manhã durante quatro horas seguidas.

Não se preocupe porque a maioria das turmas são pequenas e não passam de dez alunos.

O mais legal é que a maioria dos cursos destinados a essa faixa etária incluem na grade de programação atividades como passeios a centros históricos, parques, museus e principais pontos turísticos.

Vale lembrar que os professores são muito preparados e têm como premissa criar uma atmosfera confortável para o seu aprendizado. Ou seja, aprender inglês e interagir com os colegas, apesar de desafiador, será prazeroso.

 

Você também vai gostar deste outro post: https://centrape.org/blog/juridico/conheca-os-principais-direitos-do-estatuto-do-idoso/

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:

Instagram: https://www.instagram.com/centrape.aposentados

Facebook: https://www.facebook.com/centrape

 

You may also like