A 10 minutos um idoso é agredido no Brasil

By

A terceira idade no brasil sofre constantemente com abusos e agressões. Você sabia que a cada 10 minutos um idoso é agredido no Brasil? Saiba mais

Somente neste último ano foram registradas 32.632 denúncias de violência contra o idoso. E que a cada 10 minutos um idoso é agredido no Brasil. Precisamos falar sobre esse tipo de agressão. Um assunto tão triste, revoltante e infelizmente, comum. Saiba mais sobre essa realidade cruel em nosso post!28

Entre 5% a 10% dos idosos ao redor mundo sofrem algum tipo de violência. E aliás, você sabia que a cada 10 minutos um idoso é agredido no Brasil? E tem mais: você sabia que não é só a agressão física que é considerada violência?

Para se informar e poder denunciar, entenda quais são os tipos de violência contra o idoso:

Violência física

É a mais visível. É aquela em que o idoso sofre maus tratos ou abusos físicos. Inclui empurrões, tapas, beliscões. Podem acontecer agressões com estiletes, cintos, facas, instrumentos que machuquem e armas de fogo.

Violência Psicológica

As ações de restrição da liberdade de locomoção, convívio social ou simplesmente a negação aos seus hábitos de lazer e diversão são considerados como um ataque à saúde mental da pessoa idosa e, consequentemente, como uma forma de violência psicológica.

Sexual

Essa é a violência que obriga o idoso a fazer, presenciar ou participar de alguma forma de uma atividade sexual. É praticada quando uma pessoa faz uso de poder, intimidação, coerção, pressão psicológica ou força física. A violência sexual pode ser praticada contra idosos de qualquer sexo.

Negligência e Abandono

É o ato de omissão de auxílio do responsável pela pessoa idosa em providenciar as necessidades básicas, necessárias à sua sobrevivência – constitui uma grande parte dos crimes contra os idosos denunciados.

Violência Financeira

Qualquer exercício que visa a apropriação ilícita do patrimônio de um idoso e pode ser realizada por familiares, profissionais e instituições, como empréstimos forçados, retenção do cartão que recebe o benefício da aposentadoria, entre outros.

Denuncie!

Qualquer tipo de violência deve ser denunciada. Vamos lutar pelo bem estar dos nossos idosos. Para isso, Disque 100! É um serviço gratuito e que funciona 24h por dia, da Secretaria dos Direitos Humanos.

2 Comentários
  1. Luiza 1 ano ago
    Reply

    Sei que o que vou dizer não tem nada haver com seu post, mas pior coisa que existe hoje em dia é o preconceito contra o idoso. Cansei de ouvir: “Não liga não! Ele está velho!”. Rídiculo.

  2. Fandor 1 ano ago
    Reply

    No mes de junho de 2018 fui agredido com palavras, ameaças de espancamento, e arremesso de objeto cortante contra mim! Tudo isso por um suboficial do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro! Fui companheiro da mãe dele durante 24 anos, e antes que completasse um ano do falecimento da minha companheira! Ele praticou tudo isso, inclusive me expulsando do imóvel que morava.
    Com inteira conivência da esposa dele, que em momento algum se manifestou a meu favor ! Fiz uma denúncia no disque 100, e tive que abandonar o imóvel pois fui ameassado de espancamento!.Ate hoje o disque 100 não se manifestou! Nao sei se eles tomam alguma medida a respeito do ocorrido !

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like