Aberta a temporada de contratação para trabalho temporário

By

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, a Asserttem, são 300 mil vagas disponíveis para serviços temporários para o fim do ano. E a boa notícia é que cerca de 80% devem ser ocupadas com pessoas com mais de 50 anos de idade. Os outros 20% são destinados aos jovens.

A presidente da associação, Marcia Constantini, ressalta que uma pessoa mais velha tem mais responsabilidade. “Elas chamam a atenção dos contratantes porque combinam maturidade, responsabilidade e disponibilidade”, diz.

São vários cargos, que vão desde atendente telemarketing a vendedor. E mais da metade das vagas temporárias está concentrada no segmento do comércio. Há chance de efetivação.

Do total de vagas, a projeção é que 55% se concentrem no comércio – shoppings, supermercados e lojas de rua. “Pessoas mais maduras são mais procuradas por supermercados”, indica Marcia.

Entre os cargos disponíveis estão atendente, assistente de crédito, embalador, estoquista, etiquetador, caixa, fiscal de loja, promotor de vendas, repositor e vendedor.

 O segundo segmento com maior número de postos é a indústria, com 36% do total, segundo a Asserttem. São empresas de bens de consumo – alimentos, bebidas, brinquedos, vestuário e papel –, que precisarão de auxiliares administrativos, assistentes financeiros, auxiliares de produção, auxiliares de serviços gerais, estoquistas, motoristas e operadores de empilhadeira e de máquinas.

Marcia explica que, dependendo da necessidade da empresa e do desempenho do profissional, as vagas temporárias podem se tornar contratos sem prazo determinado. É o que acontece com uma parte dos trabalhadores que conseguem um posto nessa época do ano. “É importante que a vaga não seja vista como um bico, se a pessoa quiser permanecer no posto.”

O que diz a lei

O trabalho temporário é regido pela lei nº 6.019/74. Por ela, o funcionário tem direito a:

– remuneração equivalente à dos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente

– jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinárias não excedentes de duas, com acréscimo de 50%

– férias proporcionais

– 13º salário proporcional

– repouso semanal remunerado

– adicional por trabalho noturno

– FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

– seguro contra acidente do trabalho

– proteção previdenciária

– registro na carteira de trabalho

Nessa modalidade de contratação, o trabalhador não conta com aviso prévio, multa do FGTS e seguro desemprego.

Onde procurar vagas

– O site da Asserttem também traz uma lista de associados, com possibilidade de busca por Estado:

 http://www.asserttem.org.br/associados.php

Conheça 9 empresas que contratam idosos para trabalho temporário.

Aumenta número de empresas que contratam idosos para compor a equipe, a Playstation, por exemplo, abre seleção para maiores de 60 anos

Companhia aérea, supermercado, cuidados em saúde e agora jogos. O número de empresas com programas de contratação de pessoas com mais de 60 anos de idade aumenta – e quem passa a integrar esse grupo, neste mês, é a Playstation, de games. A companhia criou uma política para fazer com que esse público represente 10% da equipe de promotores até o fim de 2017. A empresa não divulga o número absoluto de vagas.

As primeiras contratações de trabalho temporário tiveram início nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. A expansão do programa está prevista para Campinas (SP) e Porto Alegre. Para se candidatar, além de ter mais de 60 anos de idade, é preciso ser comunicativo e ter disposição para aprender.

Segundo Carlos Paschoal, executivo da PlayStation Brasil, a iniciativa veio para ficar. “Pretendemos manter esse programa por muito tempo e expandi-lo cada vez mais”, sinaliza.

A empresa não divulga salários e benefícios. As vagas são anunciadas neste link: https://www.facebook.com/Cuattro/. Currículos podem ser enviados para o seguinte e-mail [email protected].

Além da Playstation, outras empresas têm buscado contratar mais pessoas com mais de 50 ou 60 anos de idade. São elas:

Atento – a gigante do setor de telecomunicações conta com uma política de valorização da diversidade desde 1999. Para concorrer a vagas, basta enviar um e-mail com currículo, nome, cidade e telefone com DDD para [email protected].

Cencosud Brasil – o grupo criou neste semestre o “Talentos Experientes”, programa que prevê a contratação de pessoas com mais de 50 anos de idade para atuar nas redes Bretas, GBarbosa, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini. Mais informações em http://www.vagas.com.br/cencosudbrasil.

Dotz – do ramo de programas de fidelização, a empresa deu início ao “Geração Sênior”, um programa de contratação de estagiários com mais de 55 anos de idade. Informações sobre a próxima edição, prevista para o ano que vem, estarão disponíveis em https://www.dotz.com.br/Trabalhe-Conosco.

Gol Linhas Aéreas – a companhia criou neste ano o programa “Experiência na Bagagem”, que visa incentivar que pessoas com 50 anos de idade ou mais se candidatem às vagas. É possível conhecer os postos abertos e cadastrar currículo em http://www.vagas.com/gol.

Grupo Pão de Açúcar – 3.000 funcionários idosos trabalham nas redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí. As vagas não são definidas por idade – o cargo de entrada mais comum é o de empacotador, mas há oportunidades em outras funções e níveis hierárquicos. Saiba mais no site da empresa, em http://www.gpabr.com/pt/carreiras/.

Mundial – a rede de supermercados do Rio de Janeiro lançou o “Todo Mundo no Mercado”, programa que visa à contratação de pessoas com mais de 60 anos de idade. É possível enviar currículo para [email protected]

Telehelp – após uma iniciativa bem-sucedida na contratação de pessoas com mais de 50 anos de idade, especialmente em atendimento ao cliente e retenção, a empresa de assistência ao idoso manteve a política de diversidade. É possível cadastrar currículo em http://telehelp.com.br/oportunidades-de-trabalho/.

Maturijobs – a plataforma traz uma série de vagas destinadas a pessoas com mais de 50 anos de idade. É possível cadastrar perfil, ver oportunidades e conhecer cursos. Mais informações em https://www.maturijobs.com

Com informações do site Instituto da Longevidade

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like