Apenas 25% dos idosos trabalham registrados

By

Atualmente, a tendência é que idosos continuem trabalhando mesmo depois de aposentados, mas o problema é que as empresas não estão registrando esse tipo de funcionário. Entenda porque em nosso post!

O rendimento do informal é diferente

A taxa de formalização faz diferença porque ela causa uma desigualdade grande também nos rendimentos. Um trabalhador informal ganha em média 57% do trabalhador formal; no Piauí, essa relação chega a 36%.

Em 2003, a diferença era ainda maior, já que desde então, o rendimento do trabalhador informal cresceu mais que o dobro (51,8%) do que o do trabalhador formal (26,7%).

O que o IBGE acha disso?

Na avaliação do IBGE, o fenômeno ocorre principalmente porque, no caso dos idosos, por já terem passado pelo mercado de trabalho, o retorno geralmente constitui uma forma de se manterem ativos, seja por gozarem de boa saúde, para complementarem a renda ou ainda como meio de socialização.

Sendo assim, a carteira de trabalho assinada não é o aspecto que mais atrai esse grupo para o retorno ao mercado, já que grande parte recebe aposentadoria ou pensão”, ressalta o instituto.

O estudo indica que 71,7% da população idosa ocupada com mais de 60 anos encontra-se na informalidade. Um número gigante!

Por que isso acontece no Brasil?

Tudo tem haver com as mudanças no mercado de trabalho, como dizem especialistas. Apesar das mudanças, as características do mercado de trabalho brasileiro permitem, de um lado, a ocupação precoce de crianças e jovens no mundo do trabalho e, de outro lado, o reaproveitamento de um contingente situado no outro extremo da escala etária produtiva, os da chamada terceira idade, legalmente jubilados desse mesmo mercado.

Apesar de muitas vezes constituir como uma necessidade fundamental para a sobrevivência da família, e apesar de também muitas vezes ser um trabalho desenvolvido sob precárias condições, os idosos têm no trabalho um elemento de satisfação com a vida, de prazer e alegria de viver.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like