Como evitar o endividamento?

By

Você sabe como evitar o endividamento? A vontade de comprar às vezes é um fato que pode levar a enfrentar dívidas desnecessárias. Mas como controlar essa VONTADE ou muitas vezes a tal da facilidade de parcelar no cartão sem juros? Veja em nosso post como se controlar, planejar e o melhor de tudo como se livrar das dívidas e ainda sobrar um dinheirinho no final de cada mês

Organização é fundamental para as suas finanças

Identificar com exatidão o quanto você tem disponível para gastar é o primeiro passo para evitar dívidas. Por isso, anotar as entradas e saídas de dinheiro, em papel, planilha ou gerenciador financeiro, é fundamental para fugir das tentações de compras desnecessárias.

Esse controle dos recursos aumenta a visibilidade do capital comprometido com as despesas fixas, e permite conhecer os gastos que variam. Ou seja: é básico para você programar seu mês. Com isso, saberá com exatidão a quantia disponível para fazer compras sem se endividar.

Priorize comprar aquilo que você precisa

Quantas vezes você foi tentado por liquidações “imperdíveis”, e prazos de pagamento “a perder de vista”? Pois é, o consumidor está exposto, o tempo todo, a esses estímulos para comprar.

Evite compras parceladas!!!

Para 58% dos entrevistados que usam o cartão como meio de pagamento na pesquisa do SPC Brasil, o uso do cartão está associado a querer algo e não poder pagar à vista, precisando parcelar a compra, sendo que roupas, calçados e eletroeletrônicos são os itens mais comprados no crédito. Em média, essas pessoas possuem 4 parcelas para serem pagas. O problema das compras parceladas é que elas favorecem o descontrole financeiro.

Evite ter muitos cartões

Cuidado com o número de cartões na carteira. Ao ter mais de um cartão, as pessoas ignoram a cobrança de anuidades, juros e os riscos de não pagar uma fatura integral, afirmam especialistas. Tente fazer que apenas um cartão atenda às suas necessidades.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like