Como são as condições de vida do aposentado no Brasil?

By

Hoje, uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos e no Brasil os mais experientes somam 26 milhões de pessoas, com expectativa de vida de 75,2 anos, segundo dados do IBGE de 2014. Com a parcela de aposentado no Brasil aumentando, como está as condições de vida dessas pessoas? Será que a qualidade de vida acompanha esse crescimento?

Abandono da família

A nova configuração da sociedade, com famílias cada vez menores e taxa de natalidade em queda, aliada à ocupação em tempo integral de homens e mulheres trouxe uma nova problemática.

As pessoas ainda não aprenderam a lidar com a velhice. Parte das famílias não têm conhecimento para com esse processo natural e irreversível. Em parte dos lares, o aposentado se torna um peso, alguém que atrapalha.

E o país, como reage a isso?

Um levantamento do Ipea, de 2011, mostrou que 71% dos municípios não têm instituições para aposentados e as que existem, 65,2% são filantrópicas, 28,2% são privadas e 6,6% são públicas.

Aonde o país erra?

As políticas públicas não têm sido suficientes para atender a essas pessoas. Segundo o relatório Global AgeWatch Index, que levou em conta a opinião de mil aposentados entrevistados no país, as piores notas do país são relativas a segurança e transporte público.

Porém, o Brasil se destaca positivamente em outros pontos

O Brasil se destaca pelo seu amplo programa de previdência, que atende a 86% dos seus idosos e mantém grande parte da população mais velha fora da linha da pobreza, na maioria dos países de baixo e médio rendimento, apenas uma em cada quatro pessoas acima dos 65 anos recebe uma pensão.

Os mais experientes têm se sentido inseguros . Os piores índices do relatório têm a ver com a violência urbana e a falta de acessibilidade e transporte. O aposentado está mais recluso, com medo de sair de casa.

Como melhorar as condições de vida do aposentado no Brasil?

A Centrape, sempre presente na vida dos maiores de 60 anos, pensa na segurança do associado, e por isso, conte com a Inspeção Sênior, que consiste em pequenos reparos e adaptações em sua casa que tornam seu lar mais confortável e seguro.

Colocamos barras de apoio em banheiros e escadas, luzes de emergência e muito mais. Ligue em nossa central de atendimento para saber mais. 0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like