Conheça os Principais Direitos do Estatuto do Idoso

By

Você conhece todos os direitos do Estatuto do Idoso? Acompanhe em nosso artigo tudo o que você precisa saber sobre isso! 

Aprovado em 2003, o Estatuto do Idoso gerencia e organiza todas as leis que garantem o bem-estar e direitos daqueles que se encontram na terceira idade. Por mais que já existisse na época a Política Nacional do Idoso, criada em 1990, fez-se necessário a criação de algo mais abrangente, daí surgiu o estatuto. Sem contar que com ele foi possível inserir penas mais severas para quem infringir os direitos dos idosos ou abandoná-los.

Por que é importante saber os direitos do Estatuto do Idoso?

Seja um idoso ou não, é fundamental conhecer seus direitos como cidadão para ter o poder de reivindicá-los caso eles sejam infringidos, por isso não apenas os idosos devem ter ciência de seus direitos, mas todos nós.

Um dia chegaremos à terceira idade, e se soubermos quais direitos temos, será mais fácil ter uma vida tranquila e saber a hora em que se pode recorrer ou não. Sem contar que é através desse conhecimento que poderemos ajudar aqueles que pouco sabem sobre seus direitos, garantindo que eles sejam respeitados o bem-estar do idoso.

Confira quais são os principais direitos dos idosos segundo o estatuto:

Saúde

Todos os idosos têm preferência no atendimento do SUS, além disso, também tem acesso garantido aos institutos de previdência de assistência em saúde e não podem ser cobradas taxas adicionais em planos de saúde por conta de sua idade.

Moradia

O idoso tem direito aos programas habitacionais do governo e também à moradia no lar das famílias,

Transporte

Os transportes públicos devem ser gratuitos para aqueles maiores de 65 anos, mas também é válido para os transportes coletivos, desde que o idoso possua renda igual ou menor do que dois salários mínimos.

Lazer

Todo idoso tem direito a pagar apenas a metade do valor em entradas para eventos de cultura, cinema, shows, teatro, etc.

Agora que você já sabe quais são os direitos dos idosos, pode ficar de olho e recorrer caso eles sejam desrespeitados. Compartilhe esse post com o máximo de pessoas possível e ajude a tornar a vida dos idosos mais tranquila.

Ainda não conhece a Centrape?

A Centrape é uma entidade sem fins lucrativos que defende os direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. São quase 20 benefícios exclusivos para afiliados em 5,2 mil municípios brasileiros. A entidade realiza atividades culturais, debates, seminários e eventos especiais para discutir e promover melhorias de qualidade de vida dos afiliados e seus dependentes. Entre em contato conosco por meio do e-mail [email protected], do site www.centrape.org ou da nossa central de atendimento 24h: 0800 770 9696.

7 Comentários
  1. Marlene Cardoso 6 meses ago
    Reply

    Gostaria de saber como faco para complento fo sal.minimo q recebo pois tenho Glaucoma. Osteoporose e Diabetes tipo 2 mas uso insulina glicose alta. Estou com cancer de mama. Me informaram q tenho direito a aumento para pagar alguem pra cuidar de mim.tenho 67 anos .Mas ja nao consigo fazer nada sozinha e moro so.Enxergo pouco e estou esquecida.Principalmente dos remedios.

  2. Aurio Krüger fernandes 6 meses ago
    Reply

    Gostaria de saber como faço para cadastrar a minha mãe no centro , também gostaria de saber como devo proceder para que meus outros três irmãos tenham obrigações com os devidos cuidados que a mãe deve receber e não recebe , quanto a plano de saúde minha mãe perderá o direito de depende minha no plano de saúde dos correios , sou funcionário , ela irá fazer 89 anos , e portadora de marcapasso , e transplantada de córnea , vários desgastes ósseos , sérios resultados neurológicos , como devo proceder , posso obter ajuda , posso aguardar ??

    • centrape 6 meses ago
      Reply

      Olá, você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento pelo 0800 770 9696 e nossos atendentes irão orientar a como se afiliar.

  3. José Vitorino de camargo 6 meses ago
    Reply

    Aqui na UPA de minha cidade ,não existe a tal preferência para o idoso,espera se muito pelo atendimento médico.

  4. Maria jovina 6 meses ago
    Reply

    O idoso tem direito a NÃO gostar de música altíssima? Na minha rua alguns ouvem em seus carros e nas suas casas um som absurdo á ponto de impedir que se assista TV ou rádio em volume normal..e justificam que estão no direito deles

  5. Josealvesdoamaral 4 meses ago
    Reply

    Sou ex ferroviario- da # fepasa-sa/inventarianca -Rffsa-sa-Rede Ferroviária Federal – categoria especial / +laudos .C.B.40= QUE seria 1.4% por cada ano trabalhado .tempo de 1975 até 1995/ + cgc.33.133320048.83/+cgc52644.333.0001.57 ( gostaria que me fize sem as contas deste temo especial ferroviário.muito obrigadu fineza conhecer. Ok – sou sócio deste sindinapi – e realmente posso contar com + mais este tempo trabalhado na categoria especial .Fineza conhecer

    • centrape 4 meses ago
      Reply

      Boa tarde, José!
      Pedimos que entre em contato para adquirir as informações que deseja:
      [email protected]
      0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs⠀
      0800 770 4747 – Ouvidoria⠀

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like