Cuidado com os golpes!

By

Os aposentados são atualmente o grupo de pessoas que mais sofrem com isso, portanto cuidado com os golpes. Esse foi o resultado da pesquisa realizada pela Serasa. No primeiro semestre de 2014, o resultado obtido foi de 36,5%, já em 2016, o ele aumentou para 43,6%. Afinal, como não cair nessas armadilhas? Saiba mais!

Cuidados ao usar o caixa eletrônico

O caixa eletrônico é um dos serviços que deve ser utilizado com cautela. Ao efetuar saques, pagamento de contas, extratos e transferência, o correntista não deve solicitar ajuda de estranhos. Para evitar fraudes, o consumidor precisa colocar o corpo junto ao teclado para evitar que a combinação da senha seja vista por outra pessoa.

Muitos estelionatários aproveitam momentos de distração para aplicar golpes

Como o “conto do cartão engolido”. O golpista instala um mecanismo capaz de engolir o cartão magnético no caixa eletrônico e observa a vítima digitar a senha. Quando a pessoa desiste e deixa o cartão, o ladrão o retira e saca o dinheiro.

Atente-se ao golpe do momento “golpe do sobrinho”

Por telefone, uma pessoa pergunta a quem atende a chamada se ela sabe quem está falando. Chama-a de “tio” ou “tia” e tenta constranger falando que quem está do outro lado da linha se esqueceu do sobrinho (ou sobrinha) querido. Na conversa, tenta fazer com que a pessoa diga um nome de uma pessoa que conhece para, em seguida, dizer que é essa pessoa, contar que o carro quebrou no meio da estrada e pedir dinheiro para o conserto.

Sequestro falso

Nesse golpe, alguém liga chorando desesperadamente, gritando por ajuda e dizendo ser seu filho ou filha, ou dizendo que tem uma pessoa da família como refém exigindo dinheiro (querendo que seja depositado em uma conta bancária).

Compra equivocada

Por telefone, uma pessoa comunica que uma compra de valor elevado foi feita com o cartão do cliente. Ao tentar confirmar dados como nome, endereço, número de conta e de cartão, coleta as informações pessoais. O delegado diz para jamais confirmar ou dar algum dado por telefone e preferir tratar de qualquer assunto na própria agência, de preferencia com o gerente.

Golpes sempre são uma surpresa ruim, mas já pensou nas surpresas boas? Imagine ganhar R$20.000 em um sorteio da Centrape. É possível. Você concorre todos os meses, e seu número da sorte é o que está na sua Carteirinha. Boa sorte!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like