É possível aumentar a aposentadoria seguindo alguns critérios. Confira!

By

Existe uma queixa entre quase todos os aposentados: o valor do benefício. Muitos não sabem, mas é possível sim junto ao INSS aumentar a aposentadoria em alguns casos. Existem diversas situações para a isso acontecer e tem o tempo também para a revisão. Preparamos esse post cheio de dicas sobre como incrementar o benefício. Confira.

Posso pedir revisão até quando?

Se você suspeita que a sua aposentadoria está errada, procure a sua carta de concessão e a leve para um advogado que atue na área. Há prazo para que o aposentado faça o pedido de revisão da aposentadoria. Em regra, o aposentado pode pedir a revisão do seu benefício em um prazo de dez anos. Assim, se você se aposentou em 31 de dezembro de 2008, terá até 31 de dezembro de 2018 para requerer a revisão.

Revisão do tempo de contribuição

O segurado do INSS que por algum tempo trabalhou como servidor público vinculado a um Regime Próprio de Previdência Social tem direito de averbar esse período no instituto. Com isso, o aumento do período total de contribuição pode aumentar o valor de sua renda mensal inicial.

Por ação trabalhista

Todos os segurados que tenham vencido ação trabalhista na Justiça têm direito a pleitear a revisão de benefício concedido pelo INSS com base em dados equivocados que tenham sido corrigidos pela ação que foi julgada. Mesmo que não tenha ingressado com o processo no prazo de dois anos após a rescisão do contrato de trabalho, é possível pleitear essa revisão comprovando que não foram incluídas as corretas verbas salariais em sua aposentadoria.

Sobre o reajuste do mínimo

Esse tipo contempla os benefícios concedidos a partir de março de 1994, desde que tenham em seu Período Básico de Cálculo, salários de contribuição anteriores a essa data.

Provar insalubridade

Atualmente, o INSS só reconhece o caráter especial (insalubre) das atividades envolvendo ruído acima dos limites legais permitidos. Quem não se enquadra nesse tipo de insalubridade, deve entrar na Justiça para buscar sua aposentadoria especial (que não tem incidência do fator previdenciário).

A maioria das atividades especiais garante uma aposentadoria aos 25 anos de tempo de contribuição.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like