Evite multas. Não estacione em vagas especiais

By

É muito comum ver veículos não autorizados estacionando em vagas especiais. Fique atento e evite tomar multas que podem gerar 7 pontos na carteira. 

A falta de educação de estacionar na vaga exclusiva de idosos pode gerar 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Ah, a CET multa 6 por dia por estacionar em vaga de idoso ou deficiente. De 1º de setembro de 2017, quando começou a fiscalização, a 31 de maio deste ano, a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) aplicou 1.459 multas pela infração. Saiba mais em nossa matéria!

Então parar com o veículo em vagas reservadas, sem a credencial, passou a estar na mira dos Agentes de Trânsito. Outra novidade, o seu carro pode ser autuado dentro de shoppings e supermercados, isso mesmo. Por força da lei, a infração também pode ser registrada em lugares privados, mas de uso coletivo.

A fiscalização é insuficiente

O grande problema é que os infratores raramente são punidos, pois, não há fiscalização específica. Mas esse também é um problema de falta de cidadania, porque o idoso ou o deficiente, normalmente, têm dificuldades de locomoção. É uma questão de respeito que a sociedade brasileira precisa ter mais atenção.

Como ter direito a essas vagas?

Para estacionar nas vagas especiais, o condutor deve deixar a credencial em local visível no vidro do veículo para que o guarda, no momento da fiscalização, possa comprovar que a vaga está sendo utilizada por um idoso ou pessoa com deficiência.

Para saber se você tem direito ao uso das vagas especiais, é simples! Basta acessar o Estatuto do Idoso ou a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência, onde é possível saber o que diz a lei e suas especificidades.

Caso tenha direito, é preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de sua cidade e retirar sua credencial de forma gratuita, afinal, este é um direito assegurado por lei e válido em todo o território nacional.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like