Faltam políticas para o cuidado do aposentado no Brasil

By

O Brasil não se preparou para o envelhecimento de sua população e não tem estruturas adequadas para garantir dignidade e autonomia os mais velhos e aposentado no Brasil. Um dos reflexos da falta de condições adequadas de moradia e de sobrevivência são os episódios de agressão aos mais experientes. Saiba mais sobre esse problema em nossa matéria.

Faltam leis ou falta prática?

O problema no Brasil é colocar em prática pelos governos municipais, estaduais e federal as normas das leis já desenvolvidas, como a Política Nacional do Idoso, de 1994 e do Estatuto do Idoso, de 2003.

Terceira idade ativa e aposentado no Brasil

O aumento a oferta de políticas públicas que garantam que a população mais experiente envelheça de forma ativa é o que mais falta. É preciso que cresça e as pessoas nessa faixa etária estejam em atividade. Uma das questões mais relevantes é a política de acolhimento. Diante de mudanças nas configurações sociais, muitos aposentados passaram a ficar sem companhia em casa e sem receber os cuidados necessários, conversar ou contar com o apoio da família para desenvolver atividades.

Mesmo com alta procura, existe o preconceito

Atualmente, cerca de 60 mil pessoas usam os diferentes serviços de acolhimento existentes. Apesar de o número ser expressivo, ainda há desconhecimento sobre os serviços e também preconceitos.

Para piorar o quadro, a cobrança da sociedade para a garantia desses direitos ainda é incipiente, quando deveria ser formalizada pelos conselhos de idosos e de saúde em todas as esferas de poder.

E o Estatuto do Idoso?

Embora o Estatuto do Idoso tenha sido aprovado em 2003, a implementação de programas compete aos municípios. Até agora existem iniciativas pontuais em algumas cidades. Na capital paulista, por exemplo, existe o programa Acompanhante do Idoso, em que o município reconhece que há aposentados que vivem sozinhos.

Com a Centrape é certeza: todos os direitos que está no contrato você pode usufruir! Conheça a assistência jurídica: Você manda todas suas dúvidas relacionadas a leis e aposentadoria e iremos te responder por telefone. Aproveite associado Centrape!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like