Preconceito contra os idosos – Saiba como evitar

By

Ainda hoje o preconceito contra os idosos é muito comum, porém pode, e deve, ser evitado. Confira como combater o preconceito contra os idosos. 

O preconceito contra idosos ainda é uma realidade no Brasil e no mundo. Embora estejam vivendo mais e com melhorias na qualidade de vida, essas pessoas ainda passam por várias situações de preconceito. Em 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou sua preocupação com o preconceito contra idosos em um relatório divulgado em Genebra. Saiba mais em nosso post sobre esse problema e o que fazer para combatê-lo!

Entenda quais são os tipos de discriminação com os idosos

Infelizmente, a discriminação aparece de várias formas, transparecendo os estereótipos formados pela sociedade em relação à terceira idade.

Associa-se o envelhecimento ao aumento de doenças graves, como cânceres e problemas cardíacos. A virilidade e a vida sexual ativa são vistas como tabu, muitos preferem nem falar sobre namoro na terceira idade. No mercado de trabalho o idoso também é discriminado, sendo visto como incapaz e ultrapassado, pouco adaptado às evoluções tecnológicas.

A necessidade de uma nova visão

Uma nova visão do idoso se faz necessária, não só pela urgência do momento, mas também porque todos aqueles que hoje ainda não são idosos no futuro serão.

O avanço da medicina, as facilidades provenientes dos avanços tecnológicos e outros fatores estão fazendo com que a nossa sociedade fique mais idosa ao se aumentar a longevidade de vida.

Como combater essa discriminação?

O enfrentamento à violência contra o idoso deve ser uma tarefa não apenas dos governos, mas também de toda a sociedade!

Como evitar esse mal em alguns passos:

Convivência

Pessoas de faixas etárias diferentes devem ser estimuladas a conviverem entre si. Cada uma tem conhecimentos e experiências diferentes para compartilhar e esse contato pode ser muito rico.

A dica para quem tem mais de 60 anos é buscar atividades que propiciem o encontro com as diferentes gerações. Clubes, espaços culturais e organizações solidárias são algumas das opções para conhecer outras pessoas.

Legislação

O aumento da expectativa de vida demanda ajustes nas leis, para que idosos continuem garantindo seus direitos. Esses ajustes possivelmente vão ajudar com que a terceira idade mantenha-se ativa na sociedade, sendo mais integrada na mesma.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like