Autoestima, Outubro Rosa e Inclusão digital – Semana do Aposentado

By

Autoestima, Outubro Rosa e Inclusão digital – Mais de 100 idosos compareceram ao 2º dia da Semana do Aposentado do Ceará. O público aprovou a programação gratuita, com palestras, oficinas e sorteios.

O evento é realizado pela Centrape, em parceria com a UNINASSAU, no campus Parangaba, em Fortaleza. A autoestima do idoso foi um dos temas mais debatidos na programação. A professora de psicologia Tatiana Vasconcelos falou sobre a necessidade de não se isolar em casa depois de entrar na terceira idade. “O vínculo social é fundamental para uma boa saúde mental”.

Os idosos concordaram e participaram do debate sobre o assunto. Para a aposentada Francisca Oliveira, 72 anos, os profissionais ao alertarem sobre esse tema acaba ajudando no dia a dia. “Eu gostei muito, nunca tinha ido ao salão de beleza e ouvido tantas palavras boas e incentivadoras. A Centrape e UNINASSAU estão de parabéns”, contou a cearense.

A tarde começou com a palestra sobre Inclusão Digital, o que deixou muitos idosos curiosos por não entenderem muito do se tratava. A surpresa foi imediata ao entenderam que se tratava da tecnologia do dia a dia, do uso do celular e da Eternit.

“O Zap Zap é isso ai?”, indagou o aposentado João Monteiro, 67 anos, referindo-se ao aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp , popularmente conhecido como ‘Zap Zap’. Em uníssono, o publico respondeu que sim. O idoso e os demais receberam as explicações, e João, mais animado, disse que em breve vai comprar um celular com esse “troço” para falar com os filhos e netos.

A acadêmica de enfermagem Franciete Fonseca falou sobre a importância do exame de toque na prevenção do câncer de Mana. O tema é referente ao Outubro Rosa.

Na sequência, os participantes fizeram filas para as oficinas de beleza, auxílio nutricional e fotografia. A satisfação estava nos rostos e penteados dos presentes. A sessão de fotos com a fotógrafa Carol Monteiro foi um dos motivos de grande alegria. “As mulheres se soltaram e deu para mostrar a beleza e levantar a autoestima de cada uma”, afirma Carol.

No final, um lanche especial preparado por alunos de gastronomia da universidade e o sorteio de inúmeros prêmios, entre eles telefone celular, tablete, panela elétrica, entre outros.

Todos foram embora felizes e prometendo trazer um amigo para as atividades de hoje. “Como não poderia estar mais feliz, arrumei o cabelo e ainda ganhei um celular, e, o melhor de tudo aprendi muita coisa, isso que importa no final”, disse a aposentada Francisca Menezes Batista, 80 anos.

 Hoje é dia de prevenção contra acidentes domésticos, de socorro e de  atendimento ambulatorial, além de medição de pressão arterial e saúde bucal. Vale lembrar que o evento é gratuito, com início às 14h, na Avenida Germano Franck, 613, Parangaba, Fortaleza, no campus da UNINASSAU. Venham prestigiar e ganhar prêmios e conhecimento.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like