Como surgiu o Dia Mundial do Trabalho

By

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um congresso da Internacional Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

No dia 1º de maio desse ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade.

Hoje, a data é celebrada em todo o mundo.

O 1º de Maio no Brasil

Também no Brasil as comemorações do 1º de maio estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar.

Mas em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves geral já registrada. E só uma curiosidade. Essa greve no país, há 100 anos, foi iniciada por mulheres e durou 30 dias. Foi em junho, daquele ano, que 400 operários – em sua maioria mulheres -, da fábrica têxtil Cotonifício Crespi na Mooca, em São Paulo, paralisaram suas atividades pedindo melhorias e leis trabalhistas.

A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1925, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que se propagava em várias partes do mundo e decretou o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil e feriado nacional.

Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.  Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar a população para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.

Da redação, com informações de agências.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like