Direito dos Idosos e alongamento – Semana do Aposentado do Ceará

By

Direito dos Idosos e alongamento – Semana do Aposentado do Ceará. Dezenas de idosos de Fortaleza e região marcaram presença no 1º dia da Semana do Aposentado do Ceará, que é realizado em parceria com a UNINASSAU, no campus Parangaba.

E está sendo um sucesso. A aposentada Maria José Fernandes, 79 anos era uma das mais felizes após a aula de alongamento. “É muito importante pensar nos mais velhos, às vezes penso que os jovens acham que não vão envelhecer. Mais aqui está tudo certo, espero que continue assim”, avalia a idosa.

Além de discutir sobre direito dos Idosos e da atividade de alongamento, teve massagens, palestra sobre os direitos dos idosos e ainda um super sorteio, com diversos itens, inclusive com uma televisão.

O evento que contou com a presença do reitor da UNINASSAU, Marcos Pontes, a diretora da Centrape Maria Luiza Pereira Ferrone, a presidente da Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade (ABCMI), Tania Gurgel do Amaral, entre outros profissionais.

A primeira atividade foi com o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, Raphael Castelo Branco. O advogado com uma linguagem leve e coloquial explicou aos presentes sobre os direitos dos idosos. “O nosso Estatuto do Idoso é um dos melhores do mundo. Ele é quase perfeito, mas peca pela sua pouca efetividade. Precisamos transformar as leis do papel para o dia a dia das pessoas idosas”, ressalta.

A plateia participou com questionamentos sobre viagens municipais e interestaduais gratuitas em ônibus. Também reclamaram, com todo direito, da falta de paciência de motoristas e da sociedade em geral com os mais velhos. Todas as dúvidas foram respondidas.

Na sequência, todos participaram das sessões de alongamento e massagem terapêutica. Um lanche especial foi elaborado pelos alunos de Nutrição da Uninassau. “É raro uma entidade se preocupar com o lado social do idoso. A Centrape está de parabéns com essa iniciativa”, elogia Cicera Silva, 52 anos, chamada pelos demais de Maria Bonita, por causa do seu chapéu de coro curtido. “É preciso dar o devido valor ao idoso”, pontua a bem-humorada Cícera.

A presidente da ABCMI, Tania Gurgel do Amaral teve a sorte de levar a TV de LED para casa. “Olha estava precisando mesmo. A Centrape está no caminho certo. A promoção da melhor idade é essencial”, afirma.

Hoje a partir das 14h, começa o 2º dia de atividades, com palestras sobre a inclusão digital, autoestima na terceira idade, sala com cabeleireiros e fotografa e oficina de inclusão digital, além do lanche especial.

Venham participar idosos de Fortaleza e região. A programação é gratuita.  A universidade fica na Rua Germano Franck, 613, Parangaba. Início às 14h.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like