Maiores de 60 anos podem sacar PIS/Pasep

By

Maiores de 60 anos podem sacar PIS/Pasep a partir de hoje, dia 24 de janeiro. O  calendário de saques dos Fundos começou em 8 de janeiro, quando os valores foram liberados para mulheres com idade entre 62 e 70 anos e homens entre 62 e 70 anos.

O grupo foi beneficiado pela Medida Provisória 813/2017, que reduz de 70 para 60 anos a idade mínima para ter acesso aos valores. O valor destinado aos aposentados com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas já falecidos continua disponível nas agências.

Os herdeiros podem retirar o benefício em qualquer agência mediante a apresentação de documento oficial de identificação e documento que comprove condição de herdeiro.

O saque também pode ser feito por um representante, sendo necessária uma procuração particular com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e acesso ao benefício.

Quem tem direito?

Tem dinheiro no fundo PIS/Pasep quem trabalhou como contratado em uma empresa ou como servidor público antes de 4 de outubro de 1988, e ainda não sacou todos os recursos.

A maioria das pessoas que tinha direito não recebeu o dinheiro. Segundo dados do Ministério do Planejamento, até o dia 10 de dezembro, foram beneficiadas 1,48 milhão de pessoas, das quase 8 milhões que têm direito. Do total de recursos disponíveis (R$ 15,9 bilhões), apenas 12, 1% foram sacados.

 Como consultar o valor

 Para o PIS (trabalhadores de empresas privadas)

É possível fazer a consulta pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800-726-0207. O banco também oferece o aplicativo Caixa Trabalhador como opção.

Para o Pasep (servidores públicos)

O  site do Banco do Brasil também oferece informações referentes ao saques. Os beneficiários também podem tirar dúvidas por meio dos terminais de Autoatendimento do BB e da Central de Atendimento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais ou regiões metropolitanas) ou no 0800 729 0001 (demais localidades). O saque das cotas do Fundo PIS/Pasep será autorizado somente depois da confirmação do direito nas agências bancárias.

 Com informações do UOL e Infomoney

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like