Trabalhador já pode consultar o saldo do PIS

By

Trabalhadores da iniciativa privada sem limite de idade com direito a cotas já conseguem verificar quanto possuem de saldo do PIS para sacar, conforme prevê a MP 813/18 aprovada pelo Congresso. A consulta é feita pelo www.caixa.gov.br/cotaspis. A liberação do pagamento ainda depende de sanção da MP. O presidente Michel Temer tem até dia 19 de junho para sancioná-la.

Para os servidores públicos de todas as idades inscritos no Pasep, a consulta será feita pelo www.bb.com.br/pasep, mas não há definição a partir de quando. O banco permite verificação em terminais de autoatendimento.

Prazo de pagamento

Inicialmente, o prazo de pagamento das cotas vai até o próximo dia 29 de junho, mas pode ser estendido até 28 de setembro de 2018, caso o governo decida prorrogar a data. A MP permite a extensão do período de recebimento das cotas.

O jornal O Dia ressalta que podem fazer o saque das cotas do PIS/Pasep pessoas que trabalharam com carteira assinada antes de 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito de retirar o dinheiro.

Nos próximos dias, o Ministério do Planejamento detalhará os cronogramas de saques. Os trabalhadores que tiverem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil terão o depósito feito automaticamente. Já os demais cotistas poderão fazer os saques diretamente nas agências bancárias.

Com informação do jornal O Dia

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like