7 dicas para aumentar a qualidade de vida na terceira idade

By

A Qualidade de vida na terceira idade é algo a ressaltar, por isso a Centrape desenvolveu 7 dicas para orientar os idosos no seu dia-a-dia.

Com o passar do tempo, nosso corpo não reage mais como antes, devemos então tomar cuidado e sempre que possível procurar um profissional para orientar melhor em pontos específicos.

Ser dependente, infelizmente, é comum com o avanço da idade, mas existem formas para auxiliar o idoso a manter uma vida revigorada e constante por bastante tempo. Com isso reunimos sete dicas práticas que ajudarão a manter a qualidade de vida na terceira idade.

Praticar atividades físicas

Realizar atividades físicas além de fortalecer os músculos, fazem bem para o coração e auxiliam na qualidade de vida na terceira idade.

Praticar esportes ou atividades recreativas, mesmo que para muitos pareça banal, como uma simples caminhada de 30 minutos ou até mesmo de 1 hora, ajudam a prevenir a depressão e trazem diversos benefícios à saúde.

Um dos benefícios da atividade física na terceira idade é a preservação da independência, fazendo com que o idoso consiga levar a vida de forma íntegra e saudável, um ponto a ressaltar é a melhora da saúde física, ascendendo por sua vez a qualidade de vida dos idosos e auxiliando o desenvolvimento da autonomia nas atividades do cotidiano do idoso.

Manter uma dieta saudável

A dieta do idoso é como a de um adulto normal, tomando atenção apenas para a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos.

Alimentos como peixes e frutos do mar reduzem os riscos de doenças cardíacas e de hipertensão por serem ricos em ômega 3.

A integração de frutas ao menú é uma boa opção, trocando doces ou salgados por frutos auxiliam a qualidade de vida na terceira idade, a ingestão de fibras e vitaminas indiretamente por saladas e legumes é muito importante, ajudam na flora intestinal e favorecem a longevidade.

Consumir bastante líquido

A ingestão de líquidos é extremamente importante para a qualidade de vida na terceira idade.

É recomendável beber diariamente entre 1 a 2 litros de água, em torno de seis a oito copos, é importante ressaltar que para quem faz uso de medicações com ação diurética, como os medicamentos para pressão alta, se atentar a hidratação, fazendo o corpo liberar mais líquidos.

Os praticantes de atividade físicas devem tomar mais cuidado ainda, tendo consigo sempre uma garrafinha de água para fácil ingestão.

Tomar sol

Se expor ao sol é muito importante, mas é também muito perigoso.

É importante ressaltar que o sol é extremamente importante para a nossa saúde, ele repõe os níveis de vitamina D, que por sua vez ajuda a fortalecer os ossos e dentes, prevenindo possíveis fraturas e auxiliando na qualidade de vida na terceira idade.

É sempre bom lembrar de respeitar os horários em que o sol é menos prejudicial à saúde, os horários recomendados são os anteriores às 10:00 e posteriores às 16:00 e sempre lembrando também de fazer uso de protetor solar.

Manter o cérebro ativo

Exercitar e desenvolver jogos de cartas ou palavras cruzadas, além de descontrair o idosos fazem com que eles tenham mais estímulos lógicos, melhorando a qualidade de vida na terceira idade.

Especialistas afirmam que ao jogar os idosos previnem doenças como o Mal de Alzheimer e outras doenças que causam a dependência do portador. Por isso a prática constante dessas atividades é recomendada para os idosos.

Socializar

Manter a comunicação com amigos e parentes faz bem à saúde.

O diálogo entre familiares é uma ótima forma de se expressar além de contribuir com a felicidade ele colabora com a qualidade de vida na terceira idade.

Participar de grupos e encontros com pessoas de mesma idade é excelente para troca de informações, onde todos possivelmente estarão em um mesmo contexto de convivência e pode ocorrer de algum participante ter vivenciado uma história parecida, ajudando no desenvolvimento pessoal.

Evitar os riscos

Nossa casa nem sempre é um lugar seguro.

O índice de acidentes domésticos relacionados a idosos é extremamente alto, com o aumento da idade alguns cuidados devem ser tomados, pois qualquer lesão, por mais pequena que seja pode acarretar em sérios problemas.

O auxílio de um filho, um neto ou um cuidador de idosos pode fazer com que o ambiente além de se tornar mais seguro se torne mais feliz, porém nem sempre é possível contar com a ajuda deles e com isso.

Por isso a independência pessoal e a capacidade de prever futuros acidentes, como queda em escadas, escorregões em banheiros e afins, são muito importantes para a qualidade de vida na terceira idade.

Você sabe como melhorar a qualidade de vida na terceira idade?

Confira em nosso blog as melhores dicas!
Acesse nosso Blog: http://bit.ly/blogcentrape e saiba mais sobre a Centrape e seus benefícios 😉

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:
[email protected]
0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs
0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:
http://maturidade-centrape.com.br
www.facebook.com/observatoriomaturidade

You may also like