Cautela na vacinação de febre amarela no idoso

By

A cautela na vacinação contra a febre amarela em pessoas com 60 anos ou mais se deve ao fato de desenvolverem complicações. Outra faixa etária que merece atenção é formada por crianças abaixo de seis meses. Neste caso, a imunização é contraindicada, ou seja, não precisa tomar.

Os efeitos adversos em idosos são raros, mas podem ocorrer se a pessoa que recebe a vacina está fraca, por exemplo, explica Reinaldo Martins, consultor científico da Fiocruz. Mas se tiver reação, como são esses sintomas? Elas são semelhantes aos da febre amarela, febre, dor de cabeça e no corpo, cansaço, falta de apetite, náuseas e vômitos. Mesmo sendo raro, um caso para cada 400 mil doses da vacina, o consultor da Fiocruz diz que é preciso um acompanhamento maior com os idosos vacinados.

Por isso, é importante consultar um médico antes de ir ao posto. Nesta faixa etária é que ocorre também grande parte dos problemas que prejudicam o organismo, como diabetes, doenças cardiovasculares e sedentarismo. O estado de saúde do idoso pode ser avaliado a partir de um exame clínico cuidadoso. Se o médico suspeitar de algum problema maior, pode pedir um exame de sangue.

Uma pessoa ativa aos 80 anos provavelmente não terá complicações ao tomar a vacina. Agora, uma mais nova, com 65 anos, por exemplo, com histórico de doenças no coração e várias outras doenças terá mais risco. “Geralmente pessoas nessa idade possuem imunidade mais baixa e, por isso, deve-se levar em conta o risco de contrair a doença versus o benefício e risco da imunização”, explica o consultor.

O consultor explica que se deve avaliar também é onde o idoso vive e como é seu estilo de vida. “Se o idoso não sair muito de casa e morar em área sem ocorrência de febre amarela em macacos ou casos humanos, é melhor não se vacinar”, afirma.

No entanto, se o idoso mora em área com circulação do vírus e é um trabalhador rural, indo muito a matas e beira de rios, é necessário optar pela vacinação, detalha o especialista.

 

Algumas dúvidas:

 

Existe tratamento?

Não. Se você tiver febre amarela, você vai tomar remédios para os sintomas.

 

É contagiosa?

Não. Ela é só transmitida através do mosquito e não pega das pessoas.

 

Como se prevenir?

A vacina é a principal forma de prevenção. Mas também utilize roupas compridas, use repelentes, coloque telas nas janelas e evite áreas com mata.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like