Como evitar a terrível gastrite?

By

A gastrite é uma doença cruel, terrível e quase permanente. Só quem tem sabe o que passa. Mesmo com todos os transtornos, muitos não sabem como evitar e acabam ingerindo os mesmos alimentos proibidos. Quer deixar de lado esse desconforto? Leia nosso post e melhore a sua qualidade de vida!

Faça várias refeições ao dia

O suco gástrico é secretado pelo estômago o tempo todo e, caso ele esteja vazio, a mucosa é atacada, causando a gastrite. Por isso, o ideal é fazer de quatro a cinco refeições por dia e, nos intervalos, comer porções pequenas de frutas ou bolachas de água e sal ou maisena, que não são muito gordurosas.

Mastigue bem a comida

A mastigação é muito importante para manter o processo digestivo adequado e evitar que o organismo necessite de uma quantidade maior de suco gástrico. Mastigando bem os alimentos, forma-se o bolo alimentar que reduz as partículas. Assim, a digestão é facilitada.

Legumes ou verduras refogadas

Consuma sempre, no almoço quanto no jantar, mas lembre-se de refogá-los, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago. Especialistas recomendam que o consumo in natura de verduras como repolho, couve crua, escarola, alface e agrião sejam evitados caso o paciente tenha riscos de desenvolver gastrite.

Evite temperaturas extremas

Evite consumir alimentos muito quente ou muito gelado, pois promovem congestão da mucosa gástrica com aumento da secreção ácida e retardo do esvaziamento gástrico.

Tenha cuidado com as medicações

Alguns anti-inflamatórios não hormonais, podem influenciar na produção do muco estomacal. Sendo assim, é importante controlar o uso dos medicamentos para evitar a gastrite. Por isso, os remédios devem ser indicado pelo médico e você nunca deve se automedicar.

Evite jejum

Se você é dos que não tomam café da manhã, comece a mudar este hábito e coma mesmo que seja pouco, o jejum faz com que os sintomas da gastrite sejam sentidos com maior intensidade.

Se você tem hábitos de risco, atente-se! Mesmo sendo considerada simples de início, a gastrite pode evoluir para úlceras, caso não tratada.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like