Depressão

Depressão na terceira idade: Conheça 3 dicas para se prevenir.

By

A depressão na terceira idade é o transtorno mental mais comum entre os idosos. Com o decorrer do tempo o risco de se adquirir aumenta gradativamente. Portanto a Centrape reuniu 3 dicas para prevenir a depressão.

A depressão é um distúrbio que faz com que a pessoa fique profundamente triste por um longo período de tempo. Além disso ela pode ser adquirida por diversos fatores, entre eles algum trauma ocorrido na infância.

Infelizmente a Depressão na terceira idade é mais comum do que parece, podendo ser gerada por idas repentinas ao hospital ou até mesmo a falta de familiares por perto.

Uma boa amizade é a chave de qualquer problema.

Ao se comunicar, expressar sentimentos ou até mesmo compartilhar ambientes com diversas pessoas você acaba liberando um pouco da sua carga emocional. Fazendo com que alivie toda pressão acumulada com o estresse diário. Por isso, viva rodeado por amigos, busque novas amizades ou até mesmo companheiros para o seu dia-a-dia. A felicidade que você adquire ao trocar experiências é transformadora além de prevenir a depressão na terceira idade.

A prática de esportes além de fazer bem à saúde ajuda na prevenção da Depressão.

Praticar esportes, além de fazer bem para o corpo, faz bem para o estado emocional de quem exerce. Ao realizar qualquer atividade física nosso corpo libera um hormônio chamado Endorfina. Que por sua vez é responsável pela sensação de prazer ao realizar uma atividade física, livrando a consciência de qualquer problema adquirido no dia-a-dia. Entretanto, essa não é a única utilidade da Endorfina, ela é responsável também pelo relaxamento do corpo. Portanto, ao realizar exercícios físicos com uma certa frequência, a sensação de dor corporal adquirida com o tempo é amenizada. Por isso a prática de esportes é recomendada para a prevenção da depressão na terceira idade.

Manter uma dieta saudável é também uma forma de prevenir.

Estudos afirmam que ao realizar uma dieta saudável e com presença de alimentos que estimulam a proteção e conservação das redes de neurônios ajudam a prevenir a depressão na terceira idade. Alguns alimentos que auxiliam esta função são: Azeite de oliva, peixes, frutas, verduras e oleaginosas (nozes, castanhas…). Pois os antioxidantes presentes nesses alimentos são os responsáveis para esta prevenção. Portanto, estes alimentos além de prevenir a depressão, são responsáveis também por manter uma memória e raciocínio lógico extremamente afiados.

Para saber sobre mais informações sobre a depressão no idoso acesse: http://centrape.org/blog/saude/a-depressao-no-idoso/

Quer saber como melhorar a qualidade de vida na terceira idade? clique aqui

Confira em nosso blog as melhores dicas!
Acesse nosso Blog: http://bit.ly/blogcentrape e saiba mais sobre a Centrape e seus benefícios 😉

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:
[email protected]
0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs
0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:
http://maturidade-centrape.com.br
www.facebook.com/observatoriomaturidade

 

You may also like