Distúrbio na tireoide prejudica funcionamento de todo o corpo

By

A glândula tireoide produz hormônios que são responsáveis pelo metabolismo de todo o organismo. Saiba mais neste artigo.

tireoide ou tiroide é uma glândula, que se localiza na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas, nos adultos. Esta glândula é considerada a “maestrina” que rege o funcionamento de todos os órgãos.

Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, interferindo diretamente na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. É fundamental que esta glândula esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Nos bebês e nas crianças a tireoide é fundamental também, para o desenvolvimento de todo o organismo, como os ossos, coração sistema nervoso central e do sistema respiratório.

A Tireoide é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso, o que chamamos de hipertiroidismo ou em quantidade insuficiente, conhecido como hipotireoidismo. Estes são os principais distúrbios da tireoide.

O que é Hipotireoidismo

Se a produção de hormônios é insuficiente provoca hipotireoidismo. Tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, pele seca, ganho de peso, aumento nos níveis de colesterol no sangue, e até depressão.

Na verdade, o organismo nesta situação tenta “parar o indivíduo”, já que não há “combustível” para ser gasto.

O que é Hipertireoidismo

Se há produção de hormônios em excesso acontece o contrário, o hipertiroidismo. Nesse caso, tudo no nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.

Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. Diagnosticar as doenças da tireoide não é complicado e o tratamento pode salvar a vida da pessoa.

Nódulos de Tireoide

Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. O que não significa que sejam malignos. Apenas 5% dos nódulos são cancerosos. O reconhecimento deste nódulo precocemente pode salvar a vida da pessoa e a palpação da tireoide é fundamental para isso.

Este exame é simples, fácil de ser feito e pode mudar a história de uma pessoa. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares para confirmar a presença ou não do câncer.

Bócio

Popularmente chamado de papo, é o aumento do volume da tireoide. Pode estar, ou não, associado ao hipotireoidismo ou hipertireoidismo e podem apresentar nódulos.

Os sintomas mais comuns são a rouquidão e dificuldades para engolir, e o diagnóstico pode ser feito através de ultrassom, apalpação ou exame de sangue.  Já o tratamento pode ser cirúrgico ou via medicação.

Caso você sinta algum desses sintomas os esteja desconfiado que possa ter alguma dessas doenças relacionadas a tireoide, procure sempre um médico endocrinologista especializado, para que possa realizar o diagnóstico correto, assim como o tratamento e acompanhamento adequados para este problema.

You may also like