Doenças do coração – Como prevenir doenças graves?

By

Você sabia que as doenças do coração podem ser prevenidas e evitadas? Confira em nosso artigo uma série de dicas para você prevenir doenças do coração graves. 

O coração é um dos órgãos mais merecedores de atenção e cuidados em nosso corpo, e resguardá-lo é manter saudáveis também outras partes do organismo. O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. Ou seja, cuidar do coração é uma prioridade! Saiba mais em nosso post!

Tabagismo é um grande vilão

O tabagismo aumenta em quatro vezes as chances de infarto. O fumo favorece a formação de coágulos no sangue, fragiliza a parede dos vasos sanguíneos, faz o coração bater mais rápido e ainda aumenta o processo inflamatório conhecido como aterosclerose, que pode levar à obstrução total ou parcial da circulação. Além disso, as substâncias tóxicas do cigarro podem provocar a diminuição da quantidade de sangue que chega ao coração!

Controle o peso

O excesso de peso é prejudicial à saúde. O ideal é manter o índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25. A obesidade praticamente dobrou no mundo nos últimos 30 anos, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres. O excesso de peso predispõe à doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

O estresse faz mais mal do que você imagina

O colesterol alto, que causa a hipertensão e obstrui as artérias do coração, é um dos efeitos do excesso de estresse. A ansiedade aumenta a liberação de cortisol no organismo, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol.

Maneirar no sal é importante

Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sódio e a hipertensão arterial. De acordo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas.

Controle a pressão arterial

Cheque sua pressão com frequência. Quando for ao médico, seja de qualquer especialidade, peça para ele medir sua pressão arterial e fique atento se ela está acima de 12 por 8, o valor considerado normal.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like