Engordar ao envelhecer não é só culpa do metabolismo

By

Engordar ao envelhecer parecem andar de mãos dadas, e de fato estão. O metabolismo realmente desacelera anualmente depois de uma certa idade, mas a taxa que fica lenta é mínima, segundo especialistas .É muito comum creditarmos os quilos a mais que ganhamos com a idade ao nosso metabolismo. Isso foi o que nos disseram a vida toda. Certo? Mais ou menos, segundo especialistas.

A maior parte do ganho de peso que ocorre não se deve ao metabolismo lento, e sim, ao simples fato de que você se torna menos ativo.

Como deixamos de nos mexer tanto, nós perdemos músculos – e são eles os principais responsáveis por demandar mais energia do organismo. E, ao se movimentar menos, por consequência ainda ganhamos gordura.

A solução, dizem eles, é encontrar uma atividade física que faça você gastar muitas calorias. De fato, é verdade também.

Mas há outras causas menos conhecidas que nos fazem ganhar peso ao envelhecermos, e que não têm a ver com o metabolismo. Estresse, insônia, medicamentos.

Mas como o corpo queima energia?

Nosso metabolismo pode funcionar de algumas maneiras diferentes para queimar energia. Temos a taxa metabólica de repouso, que como o próprio nome diz, é a quantidade de energia que gastamos quando estamos parados.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Tufts, essa medida depende de vários fatores, como altura, sexo e até seus genes, e não há muito como modificá-la.

Já quando estamos em movimento, nosso corpo pode entrar em outras fases diferentes. Estas fases são os tipos de metabolismo que as pessoas se referem quando dão dicas e dizem, por exemplo, que comidas picantes, como gengibre, aceleram o metabolismo. A maioria das dicas para potencializar o metabolismo não funciona.

Uma das fases do metabolismo fora do repouso acontece quando estamos comendo e queimamos calorias, aproximadamente 10% do total gasto em um dia. Este é o chamado efeito térmico da comida, segundo estudo publicado pela Universidade.

Veja outras causas menos conhecidas que nos fazem ganhar peso ao envelhecermos.

A seguir, os principais motivos do ganho de peso com a idade elencados pelo NHS, o sistema de saúde público do Reino Unido, e que não têm a ver com o metabolismo.

1) Medicamentos

Ao envelhecermos, sentimos mais dores. Às vezes, surgem doenças crônicas que exigem remédios por toda a vida. O ganho de peso pode ser um efeito colateral comum de muitos desses medicamentos.

Segundo o NHS, contribuem para o ganho de peso esteroides, antipsicóticos e insulina, entre outros.

Solução: Nunca ignore as recomendações do seu médico, mas fale com ele para saber se é possível substituir alguns remédios por outros.

2) Insônia

Dormir pouco não é bom para o nosso cérebro, para o nosso peso e para a nossa saúde em geral.

Segundo Neil Stanley, especialista em Medicina do Sono do Hospital Universitário de Norfolk e Norwich (Inglaterra), “há uma ligação muito forte entre a falta de sono e o ganho de peso”.

À medida que envelhecemos, costumamos dormir menos, então as chances de ganharmos peso crescem, diz o NHS.

Solução: Durma mais. Segundo Stanley, “o sono é vital para a nossa saúde física e mental”.

3) Televisão

Seja por prazer ou porque a nossa saúde não nos permite ter uma vida fisicamente ativa, assistir à TV por muitas horas contribui para uma vida sedentária.

Segundo estudos analisados pelo NHS, quando estamos na frente da tela, muitas vezes, consumimos calorias de que não precisamos.

A nutricionista britânica Anna Suckling explica: “As pessoas muitas vezes descobrem que, enquanto estão sentados na frente da televisão, consomem alimentos com alto teor de calorias, como batatas fritas e chocolate”.

Solução: Modere o número de horas em frente à TV e preste atenção ao que você come. Prefira lanches saudáveis aos petiscos industrializados.

4) Estresse

À medida que envelhecemos, nossas responsabilidades aumentam. Nos preocupamos mais e sofremos estresse. Uma maneira comum de lidar com essa situação é comer mais do que precisamos.

Nesse sentido, o açúcar acaba sendo um alimento recorrente. Consumir lanches açucarados dá uma sensação temporária de bem-estar, mas pode ser fatal para a nossa saúde.

Solução: Além de tentar reduzir (ou eliminar) a causa do estresse, prepare lanches saudáveis e tente fazer algum exercício, aconselha Suckling.

5) Alterações hormonais

E com o tempo nosso corpo também começa a produzir menos hormônios, e eles são também influenciadores do ganho de peso. As mulheres sentem muito isso quando chega a menopausa, mas para os homens acontece o mesmo. Com o avanço da idade e a baixa produção hormonal vem também o acúmulo de gordura.

Solução: Mas isso pode ser controlado ou amenizado com reposição hormonal, uma dieta balanceada e ainda a prática de atividades físicas.

6) Alimentação

E preste atenção no seu prato. Além de ficarmos menos ativos à medida que envelhecemos, também ficamos menos perceptivos as nossas necessidades nutricionais. Tente não comer muito e prezar pela qualidade dos alimentos.

 

Com informações da BBC Brasil e Viva Bem, do UOL.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like