Falta de apetite na terceira idade – Conheça os motivos

By

Você sabe o porque ter falta de apetite na terceira idade é normal? Muitos idosos sofrem com desnutrição e anemia. A fome desaparece com o envelhecimento, mas descubra nesse post porque isso acontece e como resolver esse inconveniente causado pela idade!

Afinal, o que causa essa falta de apetite?

Muitos idosos tem falta de apetite na terceira idade, mas não é porque não querem comer. O envelhecimento realiza diversas alterações, como perda de apetite, redução do olfato e paladar e até mesmo tato. Tudo isso pode diminuir o interesse pelo alimento. Também existe um outro incomodo, a dentição que torna a deglutição mais lenta e dificultosa. Para completar, outro fator é que o sistema digestivo fica mais sensível – alimentos que antes eram ingeridos com frequência passam a causar certo desconforto durante a digestão.

Quais são as alternativas?

Comer bem não significa ingerir muita comida. É essencial que o idoso cultive o hábito de alimentar-se de três em três horas. Essa fórmula vale para qualquer idade, e com isso alcança a ingestão nutricional ao longo do dia.

Depois é hora de pensar nos nutrientes

A nutrição adequada é indispensável em todas as faixas etárias. Todas as pessoas precisam diariamente da oferta de carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e água (no mínimo 2 litros). Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo e a manutenção da saúde.

Se o idoso estiver se alimentando mal, dá para perceber

Sim, é visível e perceptível, como perda de peso, desorientação, vertigens, letargia e perda de apetite. A má alimentação e a desnutrição ocorrem entre 15 a 50 % da população idosa.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like