vacinas

Vacinas gratuitas pelo SUS: saiba quais são!

By

Cerca de 300 milhões de doses de vacinas ao ano são disponibilizadas pela rede pública de todo o País para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. A vacinação é uma das medidas mais importantes para promover a saúde, inclusive dos idosos.

No Sistema Único de Saúde (SUS), cinco tipos de vacina estão disponíveis para as pessoas a partir dos 60 anos de idade: hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano), febre amarela, contra a gripe e a de pneumonia.

Para se vacinar, só é preciso levar um documento que comprove a idade. Caso o idoso possua carteira de vacinação e comprovantes dos anos anteriores, é importante levar para registrar as imunizações e manter os dados atualizados. Na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, é possível encontrar mais informações sobre saúde e fazer um registro das vacinações.

As vacinas

– Hepatite B: se a pessoa não tiver como comprovar que tomou a vacina, ela será administrada em três doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Difteria e tétano (dupla adulto): são três doses, é importante que a vacina reforço seja administrada a cada 10 anos.

Febre amarela: para o idoso que nunca foi vacinado ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação e a necessidade de administrar uma dose, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades, e o histórico vacinal.

Vacina contra a gripe: pessoas com mais de 60 anos fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra a gripe. Neste ano, a campanha vai até 9 de junho. A vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações de casos pulmonares.

– Vacina de pneumonia : a imunização contra esta doença para crianças é bastante conhecida, mas há vacina também para adultos, a pneumocócica (em duas doses)

Com informações do Ministério da Saúde

Confira em nosso blog as melhores dicas!

Acesse nosso Blog: http://centrape.org/blog/ e saiba mais sobre a Centrape e seus benefícios 😜

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:

http://maturidade-centrape.com.br

www.facebook.com/observatoriomaturidade

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like