O poder da vitamina D – Prevenção e tratamento de doenças na terceira idade

By

A vitamina D é, talvez, um dos grandes influenciadores da longevidade e qualidade de vida, em todas as fases da vida, da infância à velhice. Conheça a prevenção e tratamento de doenças na terceira idade com vitamina D.

Considerada hoje um hormônio, a vitamina D é muito importante para a manutenção do tecido ósseo, sistema imunológico e prevenção de diversas enfermidades, inclusive o câncer. Por conta disso, é essencial durante toda a vida, da infância à velhice.

Para esclarecer algumas dessas dúvidas, o médico geriatra Roberto Dischinger Miranda selecionou males comuns na terceira idade que podem ser prevenidos ou ao menos minimizados com o auxilio da vitamina D.

Vitamina D previne doenças na terceira idade
Conhecida também como calciferol, a vitamina D estimula a absorção do cálcio pelo organismo após a exposição solar. Sem ela o organismo não consegue absorver o cálcio de maneira adequada e os ossos se tornam frágeis.

Esse nutriente é encontrado em poucos alimentos, como fígado, óleos de peixes gordurosos e gema de ovo e ainda está relacionado ao bom funcionamento do coração, cérebro e proteção contra diversas doenças na terceira idade, entre elas o câncer, asma, diabetes, esclerose múltipla, e, até mesmo a depressão.

Doenças ósseas podem ser grandes vilãs dos idosos
Que cálcio é um elemento fundamental na dieta dos idosos, todo mundo sabe. O que ainda não é de conhecimento geral é que a vitamina D é fundamental na absorção do cálcio. A insuficiência da vitamina faz com que o indivíduo absorva cerca de 30% menos cálcio. A ingestão diária da vitamina D previne a osteopenia, osteoporose, osteomalacia e fraturas.

Corpo são, Mente sã
Nos últimos anos, houve um aumento no interesse em estudos associando a vitamina D com a doença de Alzheimer. Uma pesquisa recente publicada sobre o tema observou que indivíduos com baixa vitamina D apresentam risco 21% maior para desenvolvimento da doença.

Já em idosos que receberam suplementação de vitamina D, o desenvolvimento de doença de Parkinson reduziu, é o que atesta análise de pesquisa publicada na revista Nutrients.

Previne inúmeros tipos de câncer

O aumento dos níveis de vitamina D na corrente sanguínea com exposição à luz do sol, dieta e a suplementação, ajuda a diminuir a probabilidade de ocorrência de diversas doenças, especialmente aquelas causadas pelo crescimento celular anormal, tal como câncer.

Há estudos que já associam a vitamina à prevenção de inúmeros tipos de câncer, como: o de próstata, pancreático, mamário, ovariano e de cólon5.  “Além de manter a vitamina D em dia, ter bons hábitos faz toda diferença durante o envelhecimento. A alimentação saudável, exercícios que melhoram a musculatura e dormir bem são imprescindíveis para o bem estar na terceira idade. Nunca é tarde para reverter o sedentarismo”, pontua o geriatra Roberto Dischinger Miranda

Exposição ao sol
Ao contrário do que muita gente imagina, a alimentação inadequada não é a principal vilã quando se fala em carência de vitamina D. É certo que uma dieta equilibrada com alimentos ricos nesse nutriente é fundamental, mas a falta de exposição solar é o fator que mais resulta nessa deficiência. Isso acontece porque são os estímulos dos raios ultravioletas que promovem a sintetização do nutriente, feita na pele.

A exposição ao sol é responsável por 90% da vitamina D que precisamos, mas o estilo de vida moderno tem tornado esse hábito cada vez mais raro no mundo urbano. O recomendado é pegar sol no mínimo três vezes por semana, em média durante 15 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã, segundo a  Sociedade Brasileira de Dermatologia. A entidade alerta também que pessoas com pele muito clara, que têm maior risco de câncer de pele, sempre usem protetor solar e, apenas três vezes por semana, tomem sol – só nos braços. Essa exposição já é suficiente para um aporte adequado de vitamina D.

Com informações do jornal Empresas e Negócios

Centrape

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like