O que fazer ao se queimar

By

As queimaduras ocorrem, normalmente, por causa da redução dos reflexos, problemas de articulação e visão. O aumento da sensibilidade para as temperaturas também facilita que o idoso se queime quando bebe ou come algo quente. “A pele dele é mais fina”, explica o enfermeiro Jarbas Kakehasi, gerente de enfermagem, e professor da Santa Casa de São Paulo e Hospital das Clínicas.

Os acidentes podem ser ocasionados de várias formas: por contato com objetos quentes, água fervente ou vapor, fogo, substâncias químicas, exposição excessiva ao sol sem proteção ou choque elétrico.

Segundo o enfermeiro, uma queimadura pode lesionar até o tecido da pele. Foi o que aconteceu com a professora aposentada Angela Maria Pellegrini, 69 anos, que se queimou ao derrubar a cafeteira sobre ela. “Esbarrei no aparelho e ele caiu na minha coxa”, lembra. No início, ela sentiu uma pequena ardência e se automedicou. Ao surgirem bolhas no local, ardência persistente e febre, ela começou a se preocupar. Mas somente no quarto dia é que ela foi ao hospital e recebeu o diagnóstico que teve queimadura grave. Chegou a ser encaminhada para a avaliação de uma cirurgiã plástica, mas não precisou. “Vou ficar com a marca para sempre, um descuido que não vou esquecer”, diz dona Angela.

Jarbas explica que as queimaduras leves, consideradas de 1ª grau, se manifestam com uma cor rosa e um pequeno ardido. Nas lesões de 2º, a dor é mais intensa, a pele fica mais avermelhada e pode ou não dar febre. Já nas de 3º grau, a pele fica muito avermelhada, formam-se bolhas e pode atingir o músculo.

O enfermeiro orienta os idosos a evitarem soluções caseiras e automedicação para diminuir a dor e a ardência das queimaduras. Passar pasta de dente e manteiga no local, nem pensar, segundo ele, porque esses produtos pioram a lesão. “A manteiga acaba infeccionando o local e a pasta de dente ressecando”, pontua.

O recomendado é manter o local hidratado, lavar com água corrente fria até passar o ardor e, logo em seguida, procurar um hospital. E vai um alerta. Sempre lave as mãos antes de fazer algum procedimento.

O que não fazer?

– Não toque na área afetada.

– Nunca fure as bolhas.

– Não tente tirar pedaços de roupas grudados na pele.

– Não use manteiga, creme dental ou qualquer outro produto doméstico.

 – Não coloque algodão no local ferido.

O que fazer

– Se a queimadura for de pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente.

– Beba bastante líquido.

– Procure um médico imediatamente, se a dor persistir.

Como prevenir:

– Aos fumantes, evite fumar deitado.

– Não utilizar álcool líquido perto do fogão.

– Ao colocar uma panela no fogão, contorne a boca do fogão.

– Evite manusear produtos em aerosol (como desodorantes e repelentes) perto do fogo.

– Não mude a temperatura do chuveiro com as mãos molhadas, pode produzir uma descarga elétrica. Desligue o chuveiro para fazer esse procedimento.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like