Presbifonia: Como o envelhecimento atinge a voz

By

Com o passar dos anos, tudo começa a se tornar um pouquinho mais difícil, inclusive a voz. Já falamos aqui em nosso blog sobre os desafios da Terceira idade, entretanto, hoje falaremos sobre a Presbifonia. Esta doença afeta, de forma natural ou não, grande parte da população idoso no Brasil.

Presbifonia: o envelhecimento da voz

A presbifonia trata-se de uma alteração da voz causada pelo envelhecimento natural das nossas cordas vocais, portanto, vale ressaltar que só após alguns exames de laringe que o diagnóstico poderá ser feito. Exames são necessários, pois também há casos em que a voz envelhece, mas não de forma natural, o que precisa ser tratado.

Durante o exame, o médico realiza a avaliação das pregas vocais e o interior da laringe através de uma fibra ótica. Se a voz produzida na presbilaringe (laringe envelhecida), possua modificações em sua qualidade, é diagnosticada como uma alteração vocal por meio do envelhecimento das estruturas, ou seja, a presbifonia.

Características

Assim como nosso corpo, que aos poucos perde a força, e a resistência, o mesmo acontece com a voz. Os músculos que movimentam as pregas vocais modificam-se e ficam um pouco mais arqueadas, gerando espaço que há escape de ar durante a fala, tornando a voz mais fraca, em alguns casos até mesmo tremida, que são características marcantes da presbifonia.

A presbifonia atinge apenas os idosos?

Se uma pessoa jovem apresenta queixas vocais, geralmente apresentadas por um idoso como, voz fraca ou falhas vocais, é indicado que procure um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo. Com o diagnóstico feito, o tratamento poderá ser feito de forma adequada, de acordo com a causa.

Tratamento

A fonoterapia é o método mais indicado para reduzir os efeitos negativos da presbifonia. Por meio de estratégias e exercícios, esse tratamento melhora a produção vocal desde a respiração até a boca. Assim com o tempo a voz se torna muito mais clara e eficaz.

Os efeitos da presbifonia são reduzidos, se o tratamento for realizado de maneira correta do início ao fim, por isso, lembre-se de sempre fazer check-ups médicos. Manter uma boa rotina hospitalar é uma excelente maneira de prevenir qualquer doença.

 

Quer saber mais sobre a saúde dos idosos no Brasil? Acesse: https://centrape.org/blog/saude/

Ou então, você também pode entrar em contato conosco:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também:

Instagram: https://www.instagram.com/centrape.aposentados

Facebook: https://www.facebook.com/centrape

You may also like