Principais benefícios que a Natureza traz para os Idosos

By

É claro que nós já sabemos sobre os benefícios que o contato com a natureza nos traz, principalmente no que diz respeito à nossa saúde. Mas falando especialmente sobre os idosos, equilibrar tanto o corpo quanto a mente não só é aconselhado como também é fundamental para o bem da nossa saúde.

Você sabia que em contato com a natureza conseguimos alcançar facilmente esse equilíbrio? Não? Então confira nosso post de hoje e fique por dentro dos 5 principais benefícios para que você possa entender melhor comoo o contato com a natureza promove o bem-estar na terceira idade.

1. Estar em contato com a Natureza proporciona uma excelente fonte de Vitamina D para os idosos

O convívio com a natureza permite que o idoso tenha mais contato com sol, o que é uma excelente fonte de vitamina D. É graças à vitamina D que o nosso corpo absorve melhor o cálcio, deixando o nosso humor mais leve e ajuda até mesmo na redução do risco de doenças como o câncer, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças cardíacas.
A circulação sanguínea também melhora com a vitamina D, pois ela promove o relaxamento dos vasos e a diminuição da pressão arterial.
Lembrando que, você deve dosar a quantidade de tempo que fica exposto ao Sol. Pois o excesso de exposição pode trazer mais malefícios do que benefícios tanto para nossa saúde qunto para a saúde dos idosos, fique atento!

2. Estar em contato com a Natureza auxilia nos problemas do dia a dia dos idosos

Muitas vezes temos uma rotina muito atarefada, cheia de preocupações e obrigações, e acabamos nos envolvendo em situações estressantes que podem até mesmo nos levar à depressão, ansiedade e outros males que surgem com a sobrecarga de atividades. O contato com a natureza nos permite dar uma pausa nessa rotina, nos ajudando a esvaziar a mente e permitindo um momento de relaxamento. Estar em contato com a Natureza também nos proporciona um excelente local para praticar exercícios físicos, o que é extremamente recomentado também na terceira idade!

3. Estar em contato com a Natureza melhora a concentração dos idosos

Em um mundo onde somos bombardeados pelas informacções o tempo todo e cada vez mais conectado, o contato com a natureza para o idoso permite uma melhora na concentração.
A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, realizou um estudo onde aponta que o maior contato com a natureza, sem interferências da tecnologia, é uma maneira de deixar tanto os problemas quanto o estresse do dia em segundo plano. Assim, com mais foco, é possível realizar as demais tarefas de um modo melhor.

4. Estar em contato com a Natureza Proporciona um bom descanso para o cérebro dos idosos

Nosso cérebro necessita de 20% de toda a energia que o nosso corpo produz. Quando precisamos focar em algo, essa energia requisitada sobe para 30%. Mesmo em um momento de relaxamento, nosso cérebro continua trabalhando, ainda que em um ritmo menor.
Os momentos de contato com a natureza permitem que nosso cérebro entre em um estado chamado de rede neural em modo padrão. Isso faz com que os processos de desenvolvimento e de compreensão ocorram mais fluidamente e nos ajudam a entender melhor sobre nossas próprias identidades.

5. Estar em contato com a Natureza melhora a pressão arterial dos idosos

A Natureza nos proporciona uma respiração melhor e com mais qualidade, podemos respirar ar fresco quando estamos em contato com ela. Em ambientes fechados como em casa ou no escritório, ou em grandes cidades, que possuem altos níveis de poluição, o seu corpo sente a necessidade de receber mais oxigênio.
Durante o trabalho e a realização de outras atividades sob essas condições, o corpo acaba promovendo mais batimentos cardíacos e o aumento da pressão arterial, o que não é nada interessante para a saúde do idoso.
Estando em contato com a natureza também é possível praticar diversos exercícios de respiração, pois eles diminuem a produção dos hormônios que estão relacionados ao estresse. Esses exercícios também ajudam a lidar com as situações irritantes, pois diante delas, é só colocá-los em prática para manter a calma.

Fonte: aconchegoidosos

Fique por dentro desses e outros assuntos em nossas redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/centrape/
Instagram: @centrape.aposentados

Visiste nosso site e fique confira todos os benefícios para os Afiliados da Centrape: https://www.centrape.org/
Ligue e afilie-se: 0800 770 9696

3 Comentários
  1. Ivonete Aparecida Pereira Felizardo 3 meses ago
    Reply

    Gostaria ser cuidadora voluntária

    • centrape 2 meses ago
      Reply

      Ivonete, você pode entrar em contato pelo 0800 770 9696 ou passar pra gente o seu telefone com DDD que nossa equipe entrará em contato!

    • centrape 2 meses ago
      Reply

      Olá, Ivonete! Se quiser, passe o seu telefone para que possamos entrar em contato!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like