Quais as doenças crônicas que mais afetam idosos?

By

Quase metade dos idosos (48,9%) do país sofre de mais de uma doença crônica, segundo o IBGE. Elas são a diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. O que isso significa? O que são doenças crônicas? Saiba mais em nosso post!

Afinal, o que caracteriza doença crônica?

O termo doença crônica é usado para classificar doenças com um ponto em comum: são persistentes e necessitam de cuidados permanentes. São exemplos frequentemente lembrados doenças não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, osteoartrose e câncer.

Mal de Parkinson

Atinge o sistema nervoso e vai destruindo lentamente os neurônios do cérebro ligados ao movimento. É uma doença crônica que evolui ao longo dos anos. Fique de olho no aparecimento dos primeiros sintomas, como por exemplo, tremores e movimentos imprecisos.

Hipertensão arterial sistêmica

Mais de 50% dos indivíduos entre 60 e 69 anos são afetados e esse número sobe para 75% dentre aqueles com mais de 70 anos. Ao contrário do que muitos imaginam a hipertensão pode ser assintomática por anos, sendo diagnosticada apenas pela medida da pressão arterial.

Diabetes mellitus

Afeta cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. As estimativas são de que esse número chegue a 300 milhões no ano de 2025, resultado do envelhecimento populacional, da alimentação não saudável, obesidade e sedentarismo.

Osteoporose

As pessoas com essa enfermidade sofrem com a fragilidade dos ossos decorrente de uma diminuição da densidade do osso. Com o avanço da idade, se torna uma das doenças da terceira idade mais comuns. É muito frequente em mulheres acima dos 65 anos. Por isso, recomenda-se um exame, densitometria óssea, a fim de avaliar essa questão.

Doença Cardiovascular

São as causadoras de mais mortes em pacientes da terceira idade e isso em todo o mundo. Cerca de 80% de mortes estão ligadas às cardiopatias coronarianas. Ou seja, quando há uma obstrução das artérias do coração, ocasionando ataques cardíacos.

 

Você sofre com alguma doença crônica e precisa de tratamento contínuo e gasta muito com remédios? Não se preocupe, a Centrape pensou em você: Desconto de até 25% na Drogaria São Paulo para nosso associado. Aproveite!1

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like